Otávio, um operário analfabeto, mas politizado
23 de dezembro de 2023
Coroa do Meio, uma das praias mais perigosas de Aracaju
23 de dezembro de 2023
Exibir tudo

Sergipe tem a 8ª maior população de quilombolas do país

O Censo da população quilombola representa um marco na história dos censos demográficos

Sergipe é o 8º estado do Brasil com a maior população quilombola, ficando atrás da Bahia, Maranhão, Minas Gerais,Pará, Pernambuco, Alagoas, Goiás. Com 28.124 moradores em quilombos, o estado é o 2º do país com a maior proporção de quilombolas em territórios delimitados: 45,24%. Neste quesito, Sergipe só perde para o Amazonas: 45,43%. Estas informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico 2022.

A população quilombola do país é de 1.327.802 pessoas, ou 0,65% do total de habitantes. O IBGE investigou pela primeira vez esse grupo, integrante dos povos e comunidades tradicionais reconhecidos pela Constituição de 1988. Foram identificados 473.970 domicílios onde residia pelo menos uma pessoa quilombola, espalhados por 1.696 municípios brasileiros. O Nordeste concentra 68,19% (ou 905.415 pessoas) do total de quilombolas do país.

Para a responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes, o Censo da população quilombola representa um marco na história dos censos demográficos. “A invisibilidade da população quilombola, tanto nos dados quanto nos mapas, foi suprida por um censo abrangente, inédito e confiável”, frsou Marta.

“Esses resultados só foram possíveis porque realizamos um detalhado e abrangente mapeamento das localidades quilombolas existentes no Brasil. Embora já existissem estudos, trabalhos acadêmicos e registros administrativos que forneciam indicações resumidas sobre a localização das comunidades, nenhum outro mapeamento foi capaz de informar com padronização metodológica, detalhamento geográfico e abrangência nacional a distribuição dos quilombolas no território nacional”, disse o gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas, Fernando Damasco.

Fonte e foto: IBGE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *