Motorista de categorias C, D e E sem exame toxicológico será multado
14 de março de 2024
Alimentos industrializados têm sódio em excesso
14 de março de 2024
Exibir tudo

Sergipe sofre mais de 69 mil de tentativas de fraude

A média anual foi de 3.780 tentativas de fraude a cada um milhão de habitante

Sergipe registrou, no ano passado, 69.784 investidas golpistas visando roubo ou furto de identidade. Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, No Nordeste ocorreram 1.740.033 desse tipo de tentativa de golpe, sendo que a Bahia foi campeã com 468.086 casos. A média anual foi de 3.780 tentativas de fraude a cada um milhão de habitante em 2023.

Os dados do Indicador Serasa Experian mostram, ainda, o ranking dos segmentos mais atacados pelos fraudadores: Bancos e Cartões (48,1%), Serviços (30,6%), Financeiras (16,3%), Varejo (3,6%) e Telefonia (1,4%). Segundo o diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, as tentativas foram identificadas e barradas pelas ferramentas de autenticação e prevenção a fraude, baseadas em verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial e verificação cadastral.

“A nossa recomendação é que as empresas invistam no formato de proteção em camadas para que possam potencializar a identificação e gerenciamento de tentativas de fraudes em todas as etapas da jornada de um usuário final, do cadastro em um site ou aplicativo até a concretização de uma transação ou compra. Afinal, não existe uma “bala de prata” contra a fraude ou “receita pronta”: o fluxo de camadas para esse fim deve ser construído levando-se em consideração o modelo do negócio, a exposição e tipos de risco, a regulamentação de cada segmento e, principalmente, a experiência do usuário – que deve ser minimamente impactada para não inviabilizar negócios”, declara o executivo.

Fonte e ilustração: Indicador Serasa

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *