Encontro Cultural de Laranjeiras começa hoje
2 de janeiro de 2023
Mitidieri quer realizar Governo Itinerante no fim deste mês
2 de janeiro de 2023
Exibir tudo

Sergipe sob nova direção

Por Adiberto de Souza *

O ano começou com Sergipe empossando um novo governador. O ex-deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) substituiu Belivaldo Chagas (PSD) no comando do Executivo. O fidalgo chegou prometendo gerar empregos “para dar dignidade aos milhares de pais e mães de família”, e combater a fome, que aflige uma legião de sergipanos. A expectativa em torno da gestão do jovem governador é grande, principalmente porque ele recebeu um Estado com dinheiro em caixa e dezenas de obras em andamento: a Casa está super arrumada. Diante disso, é certo que a população cobrará os milhares de empregos prometidos e a garantia de, ao menos, três refeições diárias para os menos afortunados. Os sergipanos também vão querer um bom serviço de saúde pública, segurança para ir e vir sem serem importunados pelos criminosos, educação de qualidade para os filhos, etcétera e tal. Pelo discurso entusiasmado do novo governador durante a posse na Assembleia, é de se esperar que, em breve, Sergipe seja transformado num dos estados mais promissores do Nordeste, quiça do Brasil. Marminino!

Sergipe tem ministro

O biólogo Márcio Macedo (PT) foi empossado, ontem, ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Nascido na Bahia, mas residindo em Aracaju desde que ingressou na Universidade Federal de Sergipe, este sergipano por adoção acaba com um jejum de 32 anos, período que o estado ficou sem representação no 1º escalão do governo federal. O último ministro nascido em Sergipe foi o saudoso ex-governador João Alves Filho, indicado pelo então presidente José Sarney (1985-1990) para o Ministério do Interior. A solenidade de posse de Márcio Macedo e dos demais ministros do presidente Lula (PT) ocorreu no Palácio do Planalto. Boa sorte a todos!

Festa de arromba

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) está sorrindo de orelha a orelha com o sucesso do Réveillon 2023, que atraiu mais de 100 mil pessoas para a Orla de Aracaju. A festança, que foi interrompida por dois anos devido a pandemia da covid-19, foi animada pelos cantores Diogo Nogueira, Jão, Rafinha – o Big Love e Ninha da Bahia. O pedetista disse esperar que neste ano o Brasil se reencontre consigo mesmo: “Que os brasileiros possam se unir, superar as diferenças, respeitar uns aos outros, para construirmos um país melhor, com mais oportunidades e mais igualdade”, ressaltou. Então, tá!

Posse na Câmara

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju tomará posse, nesta segunda-feira, em solenidade agendada para o plenário do Legislativo. A Mesa a ser empossada é formada pelos vereadores Ricardo Vasconcelos (presidente), Fabiano Oliveira (vice) Eduardo Lima (1° secretário). Aldeilson Soares dos Santos, o “Binho” (2° secretário) e Sheyla Galba (3ª secretária). De recesso há vários dias, a Câmara de Vereadores só retornará às atividades parlamentares em fevereiro de 2023. Aff Maria!

Pró-Mulher de volta

A 1ª dama Érica Mitidieri, secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, discutiu com a senadora em fim de mandato Maria do Carmo Alves (PP) a possibilidade de reeditar o Pró-Mulher. Trata-se de um programa concebido quando a pepista era 1ª dama de Sergipe e que visava atender mulheres pobres. Ocasionalmente, Pró-Mulher oferecia medição da pressão arterial, testes de glicemia, exame de lâmina e tapinhas nas costas. Além do caráter eleitoreiro, este tipo de programa expõe a fragilidade de um governo que, sem condições de oferecer uma saúde de qualidade à população carente, recorre a paliativos do tipo. Home vôte!

Golpistas lunáticos

Perguntas que não querem calar: agora que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Palácio do Planalto, como fica a situação dos mequetrefes golpistas, que se plantaram nas portas dos quartéis do Exército sonhando em impedir a posse do petista? O quê será que esses mentecapitos vão dizer em casa, após terem passado dois meses implorando em vão às Forças Armadas para darem um golpe militar? Misericórdia!

Pescador de molinete

Sergipe ganha, a partir de hoje, um novo pescador de molinete. Estamos falando do ex-governador Belivaldo Chagas (PSD). O ilustre prometeu se dedicar à pescaria após ter passado o governo estadual para o sucessor Fábio Mitidieri (PSD). Agora que desencarnou da chefia do Executivo, Belivaldo também pretende gastar parte do tempo livre cuidando de umas vaquinhas leiteiras em sua fazenda no município de Simão Dias. Quanto à política, o ex-governador vai querer certa distância, pois acha que já cumpriu seu papel nessa delicada área. Então, tá!

Novos deputados

Sergipe ganhou um novo deputado federal e outro estadual. Para cumprirem mandatos de apenas um mês, os suplentes Alexandre Figueiredo (PSD) e pastor Joanan Menezes (Avante) substituíram, respectivamente, Fábio Mitidieri (PSD), na Câmara Federal, e Zezinho Sobral (PDT), na Assembleia. Estes dois últimos renunciaram aos mandatos para tomarem posse como governador e vice de Sergipe. Diferente de Joanan Menezes, que chega ao Legislativo pela primeira vez, Alexandre já sentiu o gostinho do Parlamento. Durante 121 dias, o pessedista substituiu Mitidieri, que se licenciou visando se envolver de corpo e alma em sua vitoriosa campanha para o governo de Sergipe. Crendeuspai!

Feliz da vida

E quem festejou muito a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a ex-vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT). Segundo a distinta, ontem foi um dos dias mais importantes de sua vida. “Como foi lindo e emocionante ver este homem subir a rampa, depois de toda uma articulação mesquinha, golpista e antidemocrática”, frisou. Eliane vai assumir a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) do governo federal. O convite à petista foi feito pelo ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), novo ministro do Desenvolvimento, Assistência Social. Ah, bom!

Laranjeiras é cultura

Começa hoje e prossegue até o próximo dia 8, a 48ª edição do tradicional encontro cultural de Laranjeiras. Este ano, o evento volta ao formato presencial e com uma novidade: o 1º Festival de Cultura Popular e Arte dos Reis. Turistas e laranjeirenses serão brindados com apresentações de teatro, dança, música instrumental, sarau, apresentações de grupos folclóricos, procissão e exposição Cerca de 200 atrações estão programadas, sendo 100 somente de grupos folclóricos. Prestigie!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Gazeta de Sergipe, em 6 de julho de 1925.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *