Emgetis discute acordo internacional com gestores de TI
2 de junho de 2015
Confiança terá apoio financeiro da Prefeitura de Aracaju
2 de junho de 2015
Exibir tudo

Sergipe sedia encontro sobre transplante

Encontro também tratou sobre doação de órgãos

Uma extensa programação de palestras e debates marcou o 4º Encontro Alagoas, Bahia e Sergipe sobre Transplantes. O objetivo do evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que reuniu gestores e técnicos dos três Estados, foi discutir estratégias para incentivar os transplantes e debater temas relacionados ao assunto.

Na programação do evento, que contou com a presença do coordenador Nacional de

Transplantes do Ministério da Saúde (MS), Heder Borba, foram abordados temas sobre faturamento, entrevista familiar, o diagnóstico de morte encefálica e os aspectos éticos, estratégias para melhorar a doação de órgãos, além de apresentação de trabalhos científicos sobre doação, entre outros.

“Esse encontro, que também incluiu outros Estados a exemplo do Ceará e Piauí, é uma troca de experiência e cooperação técnica entre eles para melhoria dos transplantes. Estamos promovendo uma capacitação técnica em entrevista familiar e faturamento. A entrevista familiar vai fazer com que diminua a negativa das famílias em autorizar a doação dos órgãos e o faturamento vai melhorar a vinda de recursos do Ministério da Saúde para as ações de doação”, disse Benito Fernandez, coordenador da Central de Transplantes de Sergipe.

Para o diretor de Gestão de Sistema da SES, Hélio Farias, o evento também tem o objetivo de divulgação a respeito dos transplantes. “Estamos querendo fazer mais parcerias e sensibilizar o setor privado para o retorno dos transplantes de rim e coração em Sergipe. A realização de transplantes é viável, pois o Ministério da Saúde remunera muito bem os procedimentos”, disse o diretor.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *