PF desenvolve operação nos Correios
8 de março de 2022
Notas sobre o modernista Abelardo Romero
8 de março de 2022
Exibir tudo

Sergipe registra cinco feminicídios somente este ano

Somente este ano já foam praticados cinco feminicídios em Sergipe. Segundo a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) da Secretaria da Segurança Pública, os crimes ocorreram em Aracaju, Nossa Senhora das Dores, São Cristóvão, Simão Dias e Tomar do Geru.

De acordo com o levantamento feito pela CEACrim, das 10 ocorrências de violência contra a mulher com o maior número de registros são ameaça, injúria, lesão corporal, vias de fato, ações contra a liberdade de manifestação do pensamento e de informação, dano, descumprimento de medidas protetivas de urgência, perseguição, stalking – perseguição no ambiente virtual – e difamação.

De janeiro último até agora foram 580 casos de ameaça, 289 de injúria, 286 de lesão corporal, 158 de vias de fato, 82 ocorrências envolvendo ações que cerceiam a liberdade de manifestação do pensamento e de informação, 73 de dano, 58 de descumprimento de medidas protetivas, 44 de perseguição, 41 de stalking e 36 de difamação.

A delegada Renata Aboim explicou que todas as práticas de violência contra a mulher precisam ser denunciadas à Polícia Civil. “Acreditamos que a denúncia precoce consegue barrar a violência e evitar que evolua até um feminicídio. O agressor sempre dá sinais. Ele demonstra ciúme excessivo. Começa de forma sutil, mas que, com o tempo, vai demonstrando cada vez mais o sentimento de posse com relação à vítima”, reforçou.

Atendimento especializado

As vítimas de violência doméstica podem procurar o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), que engloba a DEAM. A unidade funciona em regime de plantão, 24 horas, e fica localizada na rua Itabaiana, 258, em Aracaju. As denúncias também podem ser feitas pelo telefone 190 (da Polícia Militar para os casos de flagrantes), 181 (Disque-Denúncia) e (79) 3205-9400.

Fonte: SSP/SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *