Alessandro Vieira decide ficar no Cidadania
17 de junho de 2021
Chiquinho assume Comunicação de Itabaiana
17 de junho de 2021
Exibir tudo

Sergipe ocupa oitava posição no ranking nacional de vacinação com a primeira dose da Covid-19

Segundo dados do observatório de Sergipe compilados até o último dia 13 de junho, o estado passou da 12ª para a 8ª posição no ranking de pessoas vacinadas com a primeira dose.

A Secretaria de Estado da Saúde já recebeu até o presente momento, um pouco mais de um milhão de imunizantes, desse número, 971.970 doses foram enviadas aos municípios sergipanos. Em todo o território, contabiliza-se a aplicação de 622.954 em primeira dose e 216.942 em segunda dose. De acordo com o observatório, mais de quinhentas e oitenta mil pessoas tomaram a primeira dose de vacinas contra a Covid, o que corresponde a um pouco mais vinte e cinco por cento da população e cerca de nove por cento dos sergipanos tomaram a segunda dose.

A evolução de Sergipe no ranking da vacinação nacional está atribuída à alguns aspectos, dentre eles, a abertura para a vacinação por idade. Esse avanço, principalmente, nessa fase em que há  abertura para vacinar por faixas-etárias. Desse modo, a vacinação se torna mais fluida porque não há necessidade de tantas comprovações para verificar se a pessoa está incluída em algum grupo prioritário. Para receber a vacina por idade, basta a identificação do indivíduo, o que tem possibilitado a ampliação da imunização nos municípios.

Em relação à aplicação da segunda dose, o número de vacinados sobe mais lentamente nas estatísticas porque muitos municípios acabaram de receber os imunizantes. Em relação à segunda dose temos muito a avançar, estamos trabalhando para isso. Mas também é preciso que as pessoas retornem para completar o ciclo vacinal. A gente tem muita vacina do tipo Astrazeneca  para ser aplicada como segunda dose e algumas pessoas podem ficar receosas, pois, uma pequena parcela da população experimentou efeitos adversos como febre, frio, mal-estar. Porém, esses são efeitos transitórios, passam rápido. É importante que voltem para a segunda dose, somente assim  terão a imunidade completa e ficarão protegidos contra a Covid-19.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)  https://www.se.gov.br/

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *