Estão abertas as inscrições para concurso de cartazes do FASC
6 de julho de 2022
Missa do Cangaço será dia 28 na Grota do Angico
6 de julho de 2022
Exibir tudo

Dados da Segurança Pública de Sergipe são muito confiáveis

As investigações envolveram policiais de Sergipe e do Rio Grande do Norte

O Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2022 apresentou Sergipe como integrante do grupo com os estados mais confiáveis no que se refere aos dados dos registros estatísticos oficiais de mortes violentas intencionais no Brasil. O estado ocupa a quarta posição entre as unidades da federação com maior confiabilidade nas informações coletadas sobre a segurança pública nacional.

O professor doutor Marco Antônio Jorge, do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), avaliou os dados do Estado como bastante confiáveis. “Uma coisa que eu acho importante ressaltar é que a qualidade dos dados da segurança de Sergipe é alta, tanto que ele é classificado no Anuário como um dos estados que ocupa o grupo 1, que são os que têm a melhor qualidade dos dados”, evidenciou.

Ele relembrou o crescimento da violência em 2016 e a consistente queda nos últimos anos. “O que chama muita atenção nesses dados é olharmos a série histórica da taxa de homicídios dolosos ou de mortes violentas intencionais em Sergipe. A gente percebe que elas crescem e caem. De forma praticamente ininterrupta. É uma queda muito relevante que passa de mais de 50 homicídios por 100 mil habitantes para 24”, acrescentou.

Criminalidade em queda

Conforme o professor, há fatores que poderiam impactar para o crescimento da violência, porém os dados da criminalidade apresentaram queda em Sergipe. “A desigualdade social piorou e a renda per capita real caiu. Além disso, a quantidade de drogas e de armas de fogo. Esses elementos poderiam colaborar para aumentar a taxa de homicídios, o que torna a nossa redução expressiva pois ocorreu em um contexto extremamente adverso”, avaliou.

O doutor Marco Antônio Jorge considerou que a redução diante desse cenário demonstra a atuação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) no enfrentamento à violência. “A gente percebe que o Estado fez seu papel. O gasto real per capita com segurança pública cresceu mais de 30%. O efetivo policial aumentou, a taxa de encarceramento aumentou. Isso contribuiu para diminuir a taxa de homicídios no estado”, revelou.

Redução de outros crimes

O professor também mencionou que as ações de segurança pública também impactam na redução de outros crimes. “Os grupos criminosos não cometem só homicídios. Há um portfólio de crimes. São crimes contra o patrimônio que estão relacionados com crimes contra as pessoas. Então quando você melhora o combate a um tipo de crime, isso acaba refletindo no combate a outros também”, destacou.

Marco Antônio Jorge concluiu avaliando como positiva as ações de segurança pública de Sergipe. “Nas taxas de óbitos, os dados da segurança pública têm sido maiores que os dados da saúde em Sergipe, mostrando que o estado não varre a sujeira para debaixo do tapete. São estatísticas que são confiáveis, tanto que ele está classificado no melhor grupo do Anuário”, pontuou.

Fonte e foto: Ascom/SSP-SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *