Aracaju é a décima capital em número homicídios
30 de setembro de 2015
TJ manda dividir ICMS de minério entre Rosário e Capela
30 de setembro de 2015
Exibir tudo

Sergipe não tem cidade exemplo em água tratada e esgoto

São Conrado é um dos bairros de Aracaju onde o esgoto corre a céu aberto

Sergipe não possui qualquer representante na relação das 16 cidades brasileiras consideradas exemplos de sucesso para o restante do país em relação a serviços de água, coleta e tratamento de esgotos. Produzido pelo Instituto Trata Brasil com a GO Associados, o estudo analisou os 100 maiores municípios do Brasil, tendo selecionado sete de São Paulo, quatro de Minas Gerais, três do Paraná, um do Mato Grosso do Sul e outro do Rio de Janeiro.

De acordo com o instituto, a situação positiva dessas cidades contrasta com a realidade brasileira. Enquanto a média nacional de tratamento de esgoto está em 39% (o que significa 120 milhões de pessoas sem esgoto tratado), a média dos 16 municípios analisados é de 76,1%. Maringá, no Paraná, lidera no tratamento, com quase 94% dos seus esgotos tratados. Em relação a coleta de esgoto, o índice médio das cidades-exemplo é de 95,1%, ante uma média nacional de 48,6%.

O estudo também aborda a perda de distribuição do sistema de água. A média brasileira é de 37% – ou seja, 3,7 litros de água perdidos para cada 10 produzidos devido a fraudes, erros de leitura dos hidrômetros, vazamentos e outros fatores. Já as 16 cidades consideradas exemplos de saneamento perdem, em média, 26,1% da água produzida, o que corresponde a 10,3 pontos percentuais a menos do que a média nacional.

As 16 cidades brasileiras estacadas pelo Instituto Trata Brasil são: Franca, Maringá, Limeira, Londrina, Curitiba, Niterói, Uberlândia, Taubaté, Ribeirão Preto, Contagem, Belo Horizonte, São José dos Campos, Montes Claros, Campinas e Santos.

Fonte: Agência Brasil (Crédito/Infonet)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *