Reserva do Caju, um paraíso às margens do rio Vasa Barris
29 de outubro de 2015
Petroleiros cruzam os braços
29 de outubro de 2015
Exibir tudo

Sergipe já atrai muitos turistas para festas religiosas

Procissão de Senhor dos Passos atrai cerca de 50 mil fiéis

Alguns eventos de cunho religioso já conseguem atrair turistas para Sergipe. Por causa disso, empresários do setor andam de olho nos lucros, digo bons milagres, que os santos podem fazer pelo Estado e para os bolsos deles. A maioria desses visitantes é composta por pessoas nascidas em solo sergipano e que moram em estados como a Bahia, Pernambuco, Alagoas, Goiás, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro e que retornam à terra natal para rever os familiares e curtirem as festas. Mas também existe gente que vem apenas para acompanhar procissões e caminhadas peregrinas.

Entre os Santos e Santas que mais atraem visitantes para Sergipe, inegavelmente, conforme consulta feita pela reportagem a segmentos da Igreja Católica, estão São João, dia 24 de junho, e São Pedro, em 29 de junho (os festejos juninos são bastante animados com atos religiosos e muita música e bebidas em Aracaju, Capela, Estância, Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda e Nossa Senhora do Socorro), Santo Antônio em 13 de junho (em Aracaju e Itabaiana).

Também atraem muitos turistas as festas de Santos Reis, no dia 6 de janeiro (em todo o interior), São Benedito, 4 de abril, (em Laranjeiras), Senhor dos Passos (em São Cristóvão), Peregrinação à Divina Pastora, no terceiro domingo do mês de outubro reúne mais de 100 mil cristãos (em Divina Pastora) e Bom Jesus dos Navegantes, no segundo domingo de janeiro (em Aracaju e Propriá), que movimenta multidões.

Outro destaque é a festa de São Judas Tadeu, no dia 28 de outubro, na igreja dos Capuchinhos, em Aracaju, e a peregrinação de Corpus Christi, que é celebrado 60 dias após a páscoa. As procissões do fogaréu, na Semana Santa, atraem centenas de pessoas de Aracaju e de outros estados nordestinos. Em São Cristóvão, os moradores fazem imenso tapete com serragens e tinta no percurso da procissão, que atraem mais de 40 mil pessoas.

Vale lembrar que as festas dos (as) padroeiros (as) dos 75 municípios de Sergipe são sempre atrativas, pois não ficam apenas em atos religiosos. Ocorrem noitadas com muita música em praças públicas e clubes locais, a exemplo da festa de Nossa Senhora da Piedade, em 15 de setembro (Lagarto) e Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro (Aracaju), que tem manifestações do Candomblé nas ruas e praias. Também em todo o Sergipe merece destacar as festas de São Cosme e São Damião (26 de setembro, para a Igreja Católica, e 27 de setembro pelo Candomblé).

Texto: Eugênio Nascimento (Crédito/Agência de Notícias de Socorro)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *