Prefeito de Itabaiana alcança 90% de aprovação popular
6 de julho de 2022
Oposição sergipana atira no alvo errado
6 de julho de 2022
Exibir tudo

Sergipe é o 3º pior do país em transparência

Nenhum estado recebeu a classificação "péssimo" em tansparência

O governo de Sergipe aparece na terceira pior posição (36,2 pontos) no 1º Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), lançado pela Transparência Internacional – Brasil. A primeira colocação ficou com o Espírito Santo (90,4 pontos). O ranking apresenta uma pontuação de 0 a 100 para cada Estado Brasileiro e o Distrito Federal, sendo que a classificação poderia ir de “péssimo”, para quem fizesse menos de 20 pontos, a “ótimo” para quem fizesse 80 ou mais pontos.

(Clique na imagem para ampliar)

De acordo com o ranking divulgado nesta terça-feira (5), cinco estados têm classificação “ótima”, 11 e o Distrito Federal têm classificação “bom” e cinco têm classificação “regular”. Três estados foram classificados como “ruim”: Acre (26,7 PTs), Pará (30,5 PTs) e Sergipe (36,2 PTs). Nenhum estado recebeu a classificação “péssimo”.

Avalia setor público

O Índice de Transparência e Governança Pública é publicado anualmente e avalia os poderes públicos a partir de critérios considerados essenciais para sua integridade. “Esta será mais uma ferramenta para que cidadãos, a imprensa e os próprios órgãos de controle possam comparar a evolução dos níveis de transparência e governança pública do país”, afirma o órgão responsável pela pesquisa, que atua no Brasil desde 2016.

“Os Estados têm papel fundamental para garantir a segurança do trabalho da imprensa e de ativistas que denunciam injustiças e irregularidades. Garantir proteção a quem denuncia e dar acesso à informação pública é uma das melhores formas de empoderar a sociedade para que ela participe, exerça o controle social e contribua para a melhor aplicação do recurso público. Quando não há transparência, segredos e sigilos abusivos tomam conta da relação entre governo e sociedade, a confiança diminui e aumenta o risco de que ocorram práticas corruptas”, afirma Nicole Verillo, gerente de Apoio e Incidência.

Foto: Portal/Setcesp

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *