Leia o resumo dos jornais desta quarta
28 de junho de 2017
PF suspende emissão de passaportes
28 de junho de 2017
Exibir tudo

Sergipe contra Temer

Dependesse apenas da bancada federal de Sergipe o ainda presidente Michel Temer (PMDB) estaria no mato sem cachorro. Dos três senadores, Eduardo Amorim (PSDB) e Antônio Carlos Valadares (PSB) defendem o afastamento do peemedebista, enquanto Maria do Carmo (DEM) acompanha o partido, que tende a se afastar de Temer. Entre os oito deputados federais, o presidente só conta com os votos do seu líder no Congresso, André Moura (PSC) e Laércio Oliveira (SD). Pior, não tem a simpatia do governador Jackson Barreto (PMDB), tratado a pão e água pelo Palácio do Planalto, que só libera alguma ninharia para Sergipe com o consentimento de André. Nos demais estados a situação pode ser diferente, porém é visível a debandada dos senadores e deputados que ainda apóiam o presidente, em troca da liberação de emendas parlamentares e indicação de cargos federais.

Banco dos réus

E o deputado federal André Moura (PSC) foi condenado por improbidade administrativa, ficando com os direitos políticos cassados por três anos. O juiz Rinaldo Salvino entendeu que, quando era prefeito de Pirambu, o acusado feriu a lei ao contratar servidores sem concurso público. Misericórdia!

Último dia

A Assembleia encerra hoje, o primeiro período legislativo do ano. E os deputados vão trabalhar dobrado para aprovar os cerca de 50 projetos em tramitação na Casa. Os mais polêmicos são os que autoriza o governo a alterar a execução de obras do Proinveste: regulamenta a cobrança de taxas pelo Detran; e permite à Secretaria da Saúde fazer licitações para realizar obras e contratar serviços. Também será votado nesta quarta-feira o projeto de Diretrizes Orçamentárias para o Orçamento de 2018.

Recurso garantido

Com sua assinatura, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) viabilizou o recurso, a ser apresentado na Comissão de Constituição e Justiça, contra o arquivamento da denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Além de Vavá, assinaram o documento outros quatro senadores. O parlamentar mineiro está afastado do mandato sob a acusação de receber gordas propinas da empresa JBS. Aff Maria!

Caixa dois

As provas colhidas pela Polícia Civil através de interceptação telefônica, busca e apreensão serão compartilhadas com a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe. Autorizado pela juíza Valéria de Oliveira Lazar Libório, o compartilhamento vai permitir avaliar se os R$ 4 milhões sacados pela empresa Torre na véspera das eleições do ano passado em Aracaju foram usados como caixa dois. As provas foram obtidas pela Polícia durante busca e apreensão nas sedes da Emsurb, da Torre e do Sindicato do Empregados na Limpeza Pública.

Crise braba

Péssima notícia para quem está pensando em bater pernas no exterior: por falta de recursos, a Polícia Federal suspendeu a emissão de novos passaportes. O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF vão continuar funcionando, mas não há previsão para que o passaporte seja entregue enquanto não for normalizada a situação orçamentária. Homem, vôte!

Não se vá

O PMDB nacional não quer perder o passe do governador Jackson Barreto. Ele pretende deixar o partido por discordar de uma possível coligação entre peemedebistas e tucanos, estes últimos seus adversários. Em nota, o líder do PMDB na Câmara Federal, deputado Baleia Rossi, afirmou que “nunca houve e nunca haverá imposições da Executiva Nacional para formação de chapas. O governador Jackson Barreto e o deputado Fábio Reis terão plena autonomia para decidir os rumos do PMDB na disputa das eleições em 2018”. Então, tá!

Troca de nome

O PSDC agora é somente DC, que vem a ser Democracia Cristã. Reunidos em Brasília, dirigentes do partido aprovaram a redução do nome e mantiveram o número 27. Nacionalmente, a sigla é dirigida pelo eterno presidenciável José Maria Eymael, e em Sergipe por Cincinato Júnior.

Vota contra

Perde tempo quem tenta convencer o deputado federal Adelson Barreto (PR) a apoiar a reforma da Previdência. Aliás, o parlamentar já votou contra a reforma trabalhista. Pela rebeldia, o governo exonerou os superintendentes regionais do DNIT e Ibama, indicados por ele. Barreto jura que não votará a favor da reforma previdenciária mesmo que seus aliados sejam renomeados para os dois cargos federais.

Regimento revisado

Uma comissão de vereadores está atualizando o regimento interno da Câmara de Aracaju, em vigor desde 1971 sem nunca ter sido revisado. Por conta dessa defasagem, alguns artigos afrontam as Constituições Federal e de Sergipe. Um deles nega o direito à minoria parlamentar de criar CPI’s. A comissão revisora é composta pelos vereadores Elber Batalha Filho (PSB), Iran Barbosa (PT), Emília Corrêa (PEN), Américo de Deus (REDE), Carlito Alves (PRB) e Professor Bittencourt (PCdoB).

Prepare o bolso

A passagem dos ônibus da Grande Aracaju será reajustada a qualquer momento. A partir da semana que vem, não tem dia nem hora para a tarifa de R$ 3,10 ficar mais cara. Como a Câmara de Vereadores não analisa mais as planilhas de custo das empresas, basta uma canetada do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) para o trabalhador pagar mais caro pelo transporte coletivo. E o comunista já disse que “a partir de julho pode ter aumento”. Marminino!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *