Guia traz dicas de como receber bem o turista LGBTQIA+
17 de janeiro de 2024
Bares e restaurantes estão otimistas com o Carnaval
18 de janeiro de 2024
Exibir tudo

Sergipe começa a emitir as novas carteiras de identidade

Para trocar o documento pelo novo modelo é necessário fazer um agendamento prévio

O Estado de Sergipe já está emitindo as novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN). As primeiras cédulas com o novo modelo comçaram a ser entregues pelo Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWGS), localizado em Aracaju. A versão mais nova do documento já está apta para ser emitida em 23 estados e no Distrito Federal. Em Sergipe, o Instituto de Identificação tem se mobilizado para acelerar esse processo.

De acordo com o diretor em exercício do IIWGS, Marcos Manelito, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), não mediu esforços para que a nova carteira de identidade começasse a ser emitida para a população o quanto antes. “Esse é um processo que não envolve apenas o Estado, mas também, no âmbito federal, o Ministério da Justiça e a Receita Federal, que faz toda coleta de informação e nos responde para que a gente emita as carteiras de identidade do cidadão”, explicou.

Para um cidadão trocar seu documento para a versão mais recente, é necessário fazer um agendamento prévio, que é pessoal e intransferível, por meio do site: ceac.se.gov.br, telefone: 31942400 ou, ainda, pelo whatsapp: 31942424. A pessoa deve apresentar seu CPF, pois a partir dele, a Receita Federal colhe os dados e passa para o Instituto que faz a complementação das informações, reenvia para a Receita Federal e, logo após, passa para o Ministério da Justiça, que por meio de um código, permite que o Instituto emita a carteira.

Marcos Manelito destacou que toda equipe do Instituto de Identificação é formada por papiloscopistas, alguns deles, que têm maior conhecimento técnico e de Informática, se envolveram com a implantação do novo sistema do início ao fim, o que proporcionou agilidade ao atendimento. “Nós aumentamos os servidores qualificados para atender à população, recebemos recentemente mais 56 kits para confeccionar carteiras de identidade, aumentamos o número de atendentes de telemarketing, além de distribuir kits para os postos do interior do estado”, destacou.

Uma das vantagens da nova carteira, segundo o diretor do Instituto de Identificação, é a facilidade em obter a 2ª via do documento em qualquer estado da federação. “Se por acaso você perder a carteira em outro estado, você tem condições de emitir uma 2ª via sem precisar voltar para seu estado de origem”, ressaltou. O cidadão pode, também, acessar seu documento por meio do aplicativo: Gov.br. Outra vantagem, é em termos de segurança. De acordo com Marcos Manelito, a nova documentação antes de ser impressa, passa por dois processos. “O documento passa pelo crivo da Receita Federal e do Ministério da Justiça, que fazem o vasculhamento das informações do cidadão e, só depois, autoriza o Instituto de Identificação a emitir a carteira”, reforçou.

População

O empresário Edilson Sarmento recebeu das mãos do diretor do Instituto a mais nova carteira de identidade e foi o primeiro sergipano a pegar a documentação reformulada. “A nova carteira está mais completa e segura”, elogiou.

A nova versão do documento de identificação utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação em todo país, essa medida visa melhorar os cadastros do governo federal e, também, ampliar a segurança dos processos de identificação dos brasileiros.

Com o documento em mãos, a estudante Emília Gabriela Santos disse ter aprovado o novo modelo. “Eu gostei muito porque achei mais prática, segura. Agora temos todos documentos em um só lugar. Além disso, temos a versão digital. Isso é muito bom”, destacou.

Quem, também, aproveitou a oportunidade para ter a versão atualizada da identidade foi o adolescente Vitor Hugo. O mototaxista e pai de Vitor, Cleidvaldo de Jesus, veio do município de Itabaiana para pegar o documento. “Essa é a primeira carteira de identidade de meu filho. Ele vai trabalhar como ‘Jovem Aprendiz’ e estava precisando com urgência. Gostamos muito, está diferente e mais bonita”, disse.

Validade

O prazo para a troca do documento antigo segue até 2032. Marcos Manelito disse que a validade da carteira de identidade é de 10 anos. “A população não precisa ter pressa para trocar a documentação, mas deve se atentar ao prazo de vencimento. Quando completar 10 anos, deve procurar o Instituto de Identificação para renovar a carteira de identidade”, destacou.

Fonte e foto: SSP-SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *