Governo de Sergipe começa a pagar a folha na sexta-feira
27 de maio de 2020
Desemprego é grande em Sergipe
27 de maio de 2020
Exibir tudo

Senado vai votar projeto de Alessandro contra fake news

Alessandro Vieira se autodeclara pardo e é criticado por adversário

De autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania), o Projeto das Fake News deve entrar na pauta de votações da próxima terça-feira (2).  O texto contém uma série de normas e mecanismos de transparência para redes sociais e serviços de mensagens da internet para combater abusos, manipulações, perfis falsos e a disseminação de fake news. Na última sessão de Plenário remota senadores deixaram claro a necessidade de se combater abusos e fake news disseminadas pela internet.

A proposta de Alessandro Vieira institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, perseguindo três objetivos: fortalecer a democracia por meio do combate a informações falsas ou manipuladas; buscar maior transparência sobre conteúdos pagos oferecidos aos usuários; desestimular o uso de contas duvidosas, criadas ou usadas para desinformar ou plantar informações enganosas contra alguém.

Segundo Alessandro Vieira, uma vez aprovado, o projeto será um grande escudo contra notícias falsas e criminosas, inclusive já para as eleições municipais. O senador também deixa claro que o objetivo do projeto não é estabelecer censura, apagar conteúdo ou derrubar redes. A proposição estabelece a proibição de robôs não identificados e de redes de disseminação artificial de conteúdo, estabelece mecanismos ao usuário de reclamar caso se sinta lesado e estabelece obrigações ao poder público no combate a fake news.

Ao confirmar que o projeto deverá ser votado na semana que vem, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM) disse que “nós priorizamos o projeto do senador Alessandro Vieira, para que a gente possa de fato punir as pessoas que cometem crime atrás de um perfil falso. Cada cidadão é agredido todas as horas, todos os minutos nas redes sociais. A gente precisa fazer uma legislação que possa, de fato, fazer com que aqueles que espalham essas mentiras sejam punidos com os rigores da legislação”.

Por Destaquenoticias, com informações do Senado

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *