Comerciantes reclamam de ambulantes em Aracaju
29 de agosto de 2023
Última semana de agosto será a mais quente do mês
29 de agosto de 2023
Exibir tudo

Evento debate segurança no trabalho doméstico

A auditora Dercylete Lisboa, será uma das palestrantes

Aracaju vai sediar o Seminário “Saúde e Segurança no Trabalho Doméstico: Perspectivas e Desafios”. O evento, que acontecerá na próxima quinta-feira (31), das 9h às 12h, contará com a presença de Dercylete Lisboa, especialista em Direito do Trabalho e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará. Auditora fiscal do Trabalho, Dercylete é Mestre em Direito e integra a Coordenação Nacional de Combate à Discriminação e Promoção de Igualdade de Oportunidades no Trabalho.

A segunda painelista do evento é a doutora Gilvania Oliveira Rezende, juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/SE) e gestora regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes. As mesas e os debates sobre Trabalho Doméstico serão coordenados por Roseniura Santos, auditora fiscal do Trabalho e adjunta da SRTe/SE.

“O Seminário tem como objetivo principal de discutir e analisar os desafios para promover os direitos, a saúde e a segurança de trabalhadores(as) domésticos(as) no Estado de Sergipe. O serviço doméstico, junto com setores do agronegócio, construção civil e moda, é um dos mais recorrentes quando se trata de condições degradantes de trabalho. Isso se deve pelos resquícios da escravidão no Brasil, que encara esse tipo de atividade não como uma prestação de serviço, mas como um trabalho em que a pessoa ´pertence´ de forma restrita ao empregador e é facilmente substituível”, informa a adjunta da Superintendência Regional do Trabalho.

Exploração de trabalhadores

Ainda segundo informações de Roseniura Santos, a exploração de trabalhadores(as) domésticos(as) pode ser parcialmente atribuída a lacunas na legislação nacional sobre trabalho e emprego e muitas vezes reflete a discriminação presente nas relações sociais e de gênero e raça. “Atualmente, os(as) trabalhadores(as) domésticos(as) geralmente recebem salários muito baixos, trabalham horas excessivamente longas, não possuem um dia de descanso semanal garantido e, às vezes, são vulneráveis a abusos físicos, mentais e sexuais ou a restrições à liberdade de movimento (OIT)”, pontua a auditora fiscal do trabalho.

A Superintendência Regional do Trabalho fica localizada à rua Pacatuba, 171, Centro de Aracaju/SE. Informações: (79) 99128-8277. O link para inscrições é: https://forms.gle/4iNtauxHNfgQVHxZ8

Compartilhe:

2 Comments

  1. Eunice Caetano disse:

    Que bom.

  2. Ana Ires Lima disse:

    Boa iniciativa, parabéns pela nova gestão. Momento importante para dialogar e fortalecer as relações do trabalho voltado para a segurança e oportunidades num aspecto empreendedorista e contemporâneo da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *