Deputado lamenta greve programada pelos servidores
16 de setembro de 2015
Servidor na pindaíba
17 de setembro de 2015
Exibir tudo

Semana Aracaju Acessível terá a participação da Embrapa

Livro em Braile da Embrapa estará à disposição dos deficientes visuais

Qual a sensação de tocar e cheirar uma muda de laranjeira ou uma erva aromática? É possível diferenciar, apenas pelo toque, um coco seco de um fruto verde? Não é legal quando obras impressas possuem versão em braile para que os cegos possa desfrutá-la?

É essa contribuição que a Embrapa, empresa pública brasileira com um histórico de grandes ações de responsabilidade social, vai agregar à programação da “Semana Aracaju Acessível’, iniciativa do vereador da capital sergipana, Lucas Aribé. O evento, que acontece de 20 a 27 de setembro em diversos locais da cidade, integra as ações alusivas ao Dia Nacional e Municipal da Pessoa com Deficiência.

A data oficializada em Aracaju é resultado da Lei 4.444/2013, de autoria de Aribé, que é cego e há anos milita em favor da causa da inclusão das pessoas com deficiência.

Com o tema ‘O trabalho como instrumento de transformação social’, a programação ‘Aracaju Acessível’ agrega dezenas de parceiros públicos, privados e do terceiro setor, e inclui solenidades oficiais, atividades nos espaços públicos e vivências, rodas de leitura e oficinas sobre inclusão das pessoas com deficiência.

A abertura oficial acontece no domingo (20), com a Caminhada Pela Acessibilidade, partindo às 8 horas da Praça Tobias Barreto e circulando pelo bairro São José, fiscalizando a apontando inconformidades de acesso nas ruas e calçadas da área.

Vivência

Durante a ‘Semana Aracaju Acessível’, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) estará preparado para receber alunos deficiência visual de escolas especializadas e pessoas com deficiência em geral que desejarem visitar a Unidade, que apresenta todas as adaptações físicas de acesso, mobilidade e estacionamento para cadeirantes, cegos, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Os visitantes terão a oportunidade de ler a publicação em braile intitulada ‘Livro para pescaria com linha de horizonte’, de Paulo Vieira, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA). O espaço terá, também, a exposição de produtos agrícolas pesquisados pela Embrapa para experimentação tátil e olfativa, como erva-doce, mudas de citros, cachos e inflorescências e coco e muito mais. A ideia é que tanto cegos quanto visitantes com olhos vendados possam reconhecer de forma lúdica os produtos pela forma, textura e cheiro.

Para o chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manoel Moacir Macedo, a integração da Unidade à programação da ‘Semana Aracaju Acessível’ enche todos os trabalhadores da empresa de orgulho. “A Embrapa é de toda a sociedade brasileira, sem distinções ou restrições, e é importante que todos possam conhecer, a seu modo, o que ela faz e os produtos que ela gera”, afirmou.

Na manhã da quinta-feira (24), o vereador e demais autoridades e parceiros do evento deverão visitar o espaço da Embrapa e participar da vivência.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *