Conheça mais sobre a indústria em Sergipe (I)
2 de fevereiro de 2024
Primeira parcela do IPTU 2024 deve ser paga até segunda
2 de fevereiro de 2024
Exibir tudo

Sem consenso em Aracaju, racha governistas é iminente

Por Adiberto de Souza *

Não apostem nenhuma moeda furada no consenso dos governistas em torno de um candidato a prefeito de Aracaju. Embora não admitam publicamente, os liderados pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) sabem que o racha entre eles é questão de tempo. Por mais que o pessedista se esforce, os partidos sob sua liderança não abrem mão de puxar a brasa para suas sardinhas. Quando alguns políticos admitem a hipótese de o grupo concorrer com dois candidatos, deixam claro a impossibilidade de um acordo. Em 2022 aconteceu a mesma coisa: falou-se em duas candidaturas da situação ao Senado, mas o descontente Jackson Barreto (MDB) pulou a cerca pras bandas da oposição. Este ano, já se comenta que se não chegarem a um entendimento, os governistas lançarão duas chapas encabeçadas por Luiz Roberto (PDT) e Yandra de André (União). Isso não existe em política, pois, em ocorrendo, um dos postulantes seria largado à própria sorte, tal qual boi de piranha. Ademais, em se tratando de liderança capaz de impedir um racha, Fábio Mitidieri (PSD) não chega nem aos pés dos saudosos ex-governadores Augusto Franco e João Alves Filho. Ao modo deles, os dois mantiveram a unidade de seus grupos políticos por muitos anos. Simples assim!

Volta ao batente

Depois do recesso iniciado em 18 de dezembro último, os deputados estaduais retornam às atividades parlamentares nesta sexta-feira. A primeira sessão de 2024 será pela manhã e contará com a participação do governador Fábio Mitidieri (PSD), que apresentará as metas do governo para o corrente ano. Após a leitura da mensagem pelo pessedista, os trabalhos serão encerrados para só retornarem na próxima terça-feira, pois ninguém é de ferro. Aff Maria!

Troca de postos

O desembargador Diógenes Barreto deverá ser o próximo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, em substituição à também desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva. A eleição, que certamente o indicará para comandar o TRE, acontecerá no próximo dia 16, devendo a posse ocorrer no dia 23 deste mês. Eleito, em dezembro último, como membro titular – classe desembargador – Diógenes já substitui Elvira no TRE hoje, mas só será alçado à presidência após a eleição prevista regimentalmente. Boa sorte!

Posse na Câmara

Quinze candidatos aprovados no último concurso realizado pela Câmara Municipal de Aracaju tomarão posse hoje, em cerimônia agendada para o plenário do Legislativo. Dos 15 convocados, dois vão atuar como analistas legislativos, sete assistentes administrativos, três assistentes legislativos, dois jornalistas e um procurador judicial. A solenidade de posse será presidida pelo presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos (Rede) e prestigiada pelos demais parlamentares, além de servidores. Supimpa!

Circo sem pão

O governo de Sergipe prometeu pão e está entregando circo. Desde o começo do mês passado que o pagode come solto no interior do estado. Itaporanga foi o primeiro município a receber o badalado Verão Sergipe, seguido por Pacatuba e Canindé do São Francisco. Neste final de semana será a vez de Pirambu receber o oba oba oficial. Enquanto o governador Fábio Mitidieri (PSD) comanda a animada folia, milhares de miseráveis aguardam famintos o prometido “Prato do Povo”, programa que já deveria estar fornecendo 75 mil refeições mensais. Crendeuspai!

Estranho silêncio

Por que será que os cursos de jornalismo das UFS e UNIT não discutem com a sociedade sobre a grave crise vivida pela imprensa de Sergipe? É uma pena que a academia não demonstre interesse em debater externamente o futuro dos veículos de comunicação, a maioria subserviente ao governo de plantão. Sobre a Universidade Tiradentes, não se pode esperar muita coisa depois que o seu dono foi para a porta do quartel do Exército levar apoio a um grupo de golpistas. Surpreende, porém, que o outrora ativo curso de comunicação da Universidade Federal de Sergipe esteja vivendo essa estranha letargia. Só Jesus na causa!

Apagou velinhas

E quem entrou para o time dos oitenta foi o ex-deputado federal Benedito Figueiredo (MDB). O aniversário do fidalgo foi festejado por familiares e amigos de longas datas, a exemplo do ex-governador Jackson Barreto, do ex-prefeito de Aracaju, João Augusto Gama, e do deputado estadual Luciano Bispo. Bené, como os amigos o chamam, ingressou na política em 1966 como membro fundador do MDB. Sempre ao lado de JB, Figueiredo foi vice-governador de Antônio Carlos Valadares (1987-1991) e de Albano Franco (1999-2003), além de deputado federal (1991-1995). Em 2002, tentou sem sucesso se eleger senador e depois pendurou as chuteiras. Vida Longa!

Tapa na macaca

Alertada por um dedo-duro, a Polícia descobriu uma bem cuidada plantação de maconha numa casa do município de Santa Luzia Itanhi. Na hora do baculejo, o “agricultor” responsável pelas 652 mudas de cannabis não estava na roça, mas a polícia já tem a identificação do dito cujo. Só falta o danado usar como defesa a música do impagável Bezerra da Silva: “Quando alguém lhe perguntava/ Que mato é esse que eu nunca vi?/ Ele só respondia/ Não sei, não conheço isso nasceu ai/ Quando os federais grampearam/E levaram o vizinho inocente/ Na delegacia ele disse/ Doutor não sou agricultor, desconheço a semente”. Home vôte!

Vice nem pensar

A pré-candidata a prefeita de Aracaju, Niully Campos (PSOL), não pensa em compor uma chapa como vice seja lá de qual partido for. Ouvida pelo blog Primeira Mão, a distinta disse que “a tarefa para qual fui escolhida é coletiva: representar as ideias do PSOL, através da minha pré-candidatura. Nós do PSOL temos deliberação nacional para tentar construir a unidade da esquerda e derrotarmos a direita e a extrema-direita. Acredito que, em Aracaju, está chegando a hora do PSOL indicar o nome na ‘cabeça de chapa’ para levar o programa unificado da esquerda aos corações e mentes dos aracajuanos”, discursou Então, tá!

Mandatos perdidos

O PT e o Podemos terão seus vereadores cassados, respectivamente, em Porto da Folha e Monta Alegre de Sergipe. Por maioria de votos, o Tribunal Regional Eleitoral reconheceu que as duas legendas fraudaram a cota de gênero. Diante disso, foi determinada a cassação dos diplomas e dos registros de candidatura do PT e do Podemos nos dois municípios, além da consequente retotalização dos votos, que deverá ocorrer na próxima semana. Pelo mesmo delito, no ano passado, o PSC de Aracaju teve anulada a votação obtida em 2020, resultando na cassação dos vereadores Fábio Meireles e Sávio de Vardo da Lotérica. Danôsse!

Salve Iemanjá!

Iemanjá é festejada nesta sexta-feira. A homenagem à esta divindade contém uma mistura vibrante de rituais, cânticos e oferendas, reunindo praticantes da umbanda e do candomblé e simpatizantes, desde as primeiras horas do dia, para lançar oferendas marítimas e expressar seus pedidos e agradecimentos à divindade do panteão iorubá. Também conhecida como “Rainha do Mar”, Iemanjá é considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros. Igualmente, protetora dos lares, das crianças das gestantes. Odôiyá, Odô Fiaba!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 1º de dezembro de 1932.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *