Leia o resumo dos jornais desta terça
18 de abril de 2017
Artesanato sergipano esbanja criatividade
18 de abril de 2017
Exibir tudo

Seis por meia dúzia

Setores da imprensa têm dedicado generosos espaços a uma possível mudança no comando da Segurança Pública. Insatisfeito com a crescente violência em Sergipe, o governador Jackson Barreto (PMDB) estaria propenso a substituir o secretário João Batista e seus auxiliares diretos. Sendo verdadeiro o que se especula, resta esperar que não se mude apenas as pessoas, mas que a futura cúpula da SSP tenha um projeto plausível de combate à criminalidade. Não basta ficar mandando recados aos bandidos, como fez o coronel Marcony Cabral que, ao assumir o comando da Polícia Militar, disparou um “seja honesto ou saia de Sergipe”. Para desespero dos sergipanos, a bandidagem não deu ouvidos à intimação do oficial. Portanto, para frear a ação dos foras da lei será preciso muito mais do que trocar seis por meia dúzia. De nada adiantará substituir as figuras se o reisado continuar o mesmo.

Pelas tabelas

A Petrobras pode estar desarmando o circo para deixar Sergipe. Quem alerta é o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB). Ele teme que a estatal esteja desaquecendo propositadamente a sua ação empresarial no estado. Maior exemplo disso é a queda substancial e progressiva da contribuição dos royalties. “Em 2014, o estado arrecadou R$ 166 milhões, enquanto no ano passado foram apenas R$ 69 milhões”, disse. Aff Maria!

Lei defendida

Relator do recém aprovado projeto da terceirização, o deputado federal Laércio Oliveira (SD) garante que a nova Lei não tira qualquer direito dos trabalhadores: “Ela traz segurança jurídica, já que antes não havia uma legislação própria para isso”, discursa. Segundo o parlamentar, “estão divulgando o contrário para deixar as pessoas confusas”. Então, tá!

Saúde falida

“Não tem mais como esconder, a epidemia de sífilis explodiu em Sergipe”. A grave denúncia é do médico sanitarista Antônio Samarone. Segundo ele, “pagamos o preço do abandono das ações de saúde pública. Cuidamos apenas (e mal) da assistência médico/hospitalar, deixando de lado as ações promoção e prevenção da saúde”. Por fim, Samarone alerta que “a sífilis não é um castigo divino. É a consequência de uma política de saúde equivocada e criminosa”. Crendeuspai!

Seixas lembrado

A Assembleia Legislativa promove sessão especial para comemorar o centenário de nascimento do ex-governador João de Seixas Dória. Antes de governar Sergipe e ser cassado pelo golpe militar de 1964, o homenageado foi deputado estadual e federal. Organizado conjuntamente com a Academia Sergipana de Letras, o ato solene vai acontecer às 17h da próxima segunda-feira. Prestigie!

Greve continua

E os médicos da Prefeitura de Aracaju decidiram só retornar ao trabalho quando receberem o salário de dezembro. Como o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) jura não dispor de grana para tanto, o povo pobre vai continuar mendigando por assistência. Aliás, os grevistas vão hoje ao bispo se queixar da intransigência do comunista. Cruzes!

Dr. Bodega

Amanheceu com uma tremenda dor de dente e não tem quem o socorra nos postos de Saúde da Prefeitura? Que tal uma generosa dose de cachaça com pólvora? Escrito por Souto Maior, o Dicionário Folclórico da Cachaça também ensina que pinga misturada com caroço de algodão pisado cura sarna e todo tipo de coceira. Contra alcoolismo aconselha-se misturar cachaça com terra de cemitério, uma pena de urubu torrada e cocô de galinha. Misericórdia!

Será ciúmes?

Com o título acima, o Jornal da Cidade publica hoje a seguinte nota: O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) não consegue disfarçar uma mágoa profunda do governador Jackson Barreto (PMDB) por não procurá-lo para conversar. Em entrevista numa emissora de rádio, Valadares foi enfático: “Ele não tem me procurado, mas se procurar é lógico que será atendido”. Marminino!

Ele falou

Para surpresa de todos que frequentam a Assembleia, o deputado estadual Vanderbal Marinho (PTC) fez um discurso na sessão de ontem. Falou sobre a campanha de vacinação contra a gripe, iniciada ontem em todo o país. Foi aparteado pelos colegas Antônio Santos (PSC), Luciano Pimentel (PSB) e Maria Mendonça (PP). Desde que tomou posse em 2015, este é o segundo pronunciamento do doutor Vanderbal. Vá falar pouco assim na China!

Luta por terra

Trabalhadores sem terra promovem hoje em Aracaju um ato em defesa da reforma agrária. Marcada para a frente da sede do Incra, a manifestação faz parte da Jornada Nacional de Luta pela Terra. O MST sergipano exige a implementação de infraestrutura e liberação dos créditos para os assentamentos já existentes. Também cobra o fortalecimento de programas destinado às famílias assentadas. Certíssimo!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *