Professores botam o Ipesaúde na Justiça
29 de agosto de 2023
Câmara de Aracaju empossa três vereadores
29 de agosto de 2023
Exibir tudo

O governo de Mitidieri faz muita espuma e pouco chopp

Por Adiberto de Souza *

O governo de Sergipe é de muita promessa e pouca ação. Pelo menos é o que pensa o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania). Segundo o ilustre, “a gestão estadual faz muita espuma e pouco chopp”. As críticas do cidadanista ocorreram dias após o governador Fábio Mitidieri (PSD) ter reunido a imprensa em torno de uma farta mesa de café da manhã para apresentar o que ele chamou de um balanço positivo da administração. E para desmascarar o oba oba oficial, o deputado deu como exemplo a ordem de serviço, assinada em fevereiro passado, para a pavimentação de uma rodovia com apenas 6,7 quilômetros de extensão. Seis meses depois, só existem na área alguns piquetes, enquanto os moradores do povoado Costa, em Itaporanga D’Ajuda, continuam vivendo na lama ou na poeira. Georgeo disse torcer para que as prometidas pontes ligando a Avenida Tancredo Neves à Coroa do Meio, e Aracaju à Barra dos Coqueiros não sejam tão demoradas quanto está sendo a pavimentação da curta rodovia, que praticamente ainda não saiu do papel. Marminino!

Governador com Pacheco

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), participa hoje, juntamente com os demais 26 gestores estaduais, da reunião convocada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), visando discutir a Reforma Tributária. Os representantes dos estados terão 10 minutos de fala cada para apresentar suas considerações sobre a PEC 45/2019. Pacheco considera prioridade ouvir os governadores sobre a simplificação tributária contida na reforma.  A Proposta sugere a extinção de cinco impostos, entre eles o ICMS e o ISS, e a criação de um tributo único, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Misericórdia!

Ipesaúde no pau

O exagerado reajuste de 50% na contribuição do Ipesaúde levou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação a impetrar uma ação civil pública visando revogar a elevada majoração. O Sintese alega que o plano de saúde dos servidores não pode restringir atendimentos, pois ao fazer isso deixa de cumprir a sua finalidade essencial. O aumento de 50% na contribuição e, em alguns casos, quase 300% nos valores pagos pelos dependentes, é o principal alvo da ação judicial impetrada pelo sindicato. Aliás, diante de tanta gente se descredenciando do Instituto, bem que o governo Mitidieri deveria trocar o nome do Ipesaúde para Ipesaída. Crendeuspai!

Apagou velinhas

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) completou, ontem, 40 anos de fundação. Ao longo dessa trajetória, foram várias as conquistas, aprendizados coletivos e avanços alcançados. A primeira delas foi a própria democracia, pois a CUT nasceu em plena Ditadura Militar lutando por justiça social, direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores e pela redemocratização do Brasil. Segundo o presidente da entidade em Sergipe, Roberto Silva, a CUT tem 3.960 entidades filiadas, que representam 25,8 milhões de trabalhadoras e trabalhadores em todo o país. Supimpa!

BNB investe em Sergipe

O Banco do Nordeste anunciou um empréstimo à empresa sergipana Sulnorte Serviços Marítimos visando a construção de embarcações para serviços de apoio e reboque portuário. O reforço da frota marítima deve atender à região Nordeste. Segundo o BNB, serão construídas duas embarcações do tipo rebocador, com 23 metros e 75 toneladas de porte. O superintendente do banco em Sergipe, César Santana, destacou o teor estratégico da contratação: “É uma parceria com uma empresa que agrega valor a uma importante cadeia logística”, frisou. Então, tá!

Goleada na Fecomércio

O empresário Fernando Carvalho foi eleito, ontem, presidente interino da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio). O distinto ficará no cargo até que seja realizado o novo processo eleitoral visando eleger uma nova diretoria para a entidade. Carvalho foi eleito por sete votos a zero, sendo que cinco outros sufrágios foram anulados. Realizado na sede do Senac, em Aracaju, o pleito foi acompanhado pelo representante do Ministério Público do Trabalho, Cácio Araújo, que validou o resultado da eleição. Os empresários Sandro Moura e Petrúcio da Silva foram eleitos, respectivamente, secretário e tesoureiro interinos. Ah, bom!

Bateu o desespero

Alguns prefeitos sergipanos estão desesperados com as recentes quedas na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para discutir a situação e informar as ações a serem tomadas visando minimizar o problema, a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe concederá uma entrevista coletiva amanhã. O FPM é uma das principais fontes de recursos financeiros para as prefeituras. Na semana passada, o governo de Sergipe acendeu a luz amarela após o Fundo de Participação dos Estados (FPE) ter registrado uma queda superior a R$ 60 milhões no acumulado de julho e agosto. Home vôte!

Minoria defendida

A população LGBTQIAPN+ é um dos segmentos que mais precisam de políticas públicas, pois são algumas das que mais sofrem com a exclusão. Quem pensa assim é a vereadora aracajuana Sônia Meire (Psol). “São pessoas que lutam e resistem por direitos, acesso às políticas públicas de saúde, moradia, emprego, água e alimentação, todos essenciais à dignidade”, discursa. No entendimento da parlamentar psolista, a resistência da população LGBTQIAPN+ se faz nas ruas e nos espaços políticos de decisão. Por fim, Meire lembrou que o Psol é o partido que tem mulheres trans nas câmaras municipais e nas assembleias de vários estados. Legal!

Vidas secas

Nove municípios de Sergipe estão em situação de emergência por causa da estiagem que afeta cerca de 60 mil sergipanos. Estão rezando por chuvas os moradores de Poço Verde, Frei Paulo, Monte Alegre, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Carira, Tobias Barreto, Nossa Senhora Aparecida e Porto da Folha. Segundo a Defesa Civil Estadual, 22.176 pessoas estão sendo assistida com água potável através da “Operação Carro Pipa”. Atualmente, 90 caminhões-pipa atuam no municípios flagelados. Pelo visto, só resta implorar ao meu Divino São José por chuva em abundância. Ó Céus!

De volta à telinha

E quem está de volta à TV Atalaia, canal 8, é o radialista e ex-deputado federal Fábio Henrique (União). O fidalgo estreia na telinha segunda-feira próxima, com o “Balanço Geral”. O programa é um misto de fatos policiais, cotidiano e, claro, atendimento às queixas do povão. Fábio Henrique já ancorou esse mesmo programa na Atalaia, porém em 2020, deixou a emissora para disputar sem sucesso a Prefeitura de Socorro. Aliás, o ex-deputado pretende concorrer novamente ao comando político daquele município, já administrado por ele duas vezes. Aff Maria!

Tucano nanico

Outrora chamado de grande partido, o PSDB virou nanico. Talvez tenha sido por isso que o senador Alessandro Vieira trocou o muro tucano pelo MDB velho de guerra. Em Sergipe, a legenda já teve governador, deputados estaduais e federais, prefeitos e dezenas de vereadores. Hoje, está ao Deus dará, inclusive, sem comando desde que Alessandro bateu em retirada. Resta saber se quem assumir a direção do nanico PSDB terá condições de arrumá-lo a tempo de participar das eleições de 2024 com chances de eleger algum filiado. Só Jesus na causa!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, 19 de março de 1946.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *