Peixe-boi é visto nadando em praia de Sergipe
3 de janeiro de 2023
Há uma nova elite política em Sergipe?
3 de janeiro de 2023
Exibir tudo

Saúde vacina os sergipanos contra a febre amarela

a vacina previne contra os vírus que começam a circular nos meses de maio, junho e julho

A população sergipana de nove meses a 59 anos, já pode procurar as Unidades Básicas de Saúde distribuídas pelo Estado, para se vacinar contra a febre amarela. A implantação do imunizante no calendário vacinal de rotina ocorreu de forma gradativa em todos os Estados do país.

A gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, explicou que embora em Sergipe, até o momento, não haja notificação de casos da doença, a orientação é a imunização como forma de prevenção da doença que pode levar a óbito.

“É importante que o público-alvo seja vacinado contra a febre amarela. No Brasil, em algumas regiões, a vacinação já tinha sido implantada há algum tempo, mas no Nordeste faltava a ampliação em alguns estados, como era o caso de Sergipe. Isso ocorreu devido a localização, já que na região Norte a incidência é maior. A situação mudou, o nordeste pode sim ser porta de entrada do mosquito transmissor. Por isso, a orientação é se imunizar”, ressalta a gerente.

Sândala acrescenta que gestantes não podem tomar a vacina, já indivíduos com mais de 60 anos devem ser avaliados pelo profissional de saúde. Vale ressaltar que pessoas que fizeram ou vão fazer viagens internacionais devem ser imunizados.

Esquema vacinal

Em crianças de nove meses a menor 5 anos, deve ser aplicado a primeira dose e agendar o reforço aos quatro anos; criança maior de cinco anos que recebeu a primeira dose, mas não recebeu o reforço no período correto, deve ser vacinado novamente com mais uma dose; Para pessoas de 5 anos a 59 anos que não receberam nenhuma dose, a orientação é ser vacinado com dose única.

Fonte e foto: Saúde/SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *