Netônio substitui Mendonça na Emsurb
12 de abril de 2017
PRF faz Operação Semana Santa
12 de abril de 2017
Exibir tudo

São Cristóvão promove Procissão do Fogaréu

Os penitentes percorrem as ruas carregando tochas e vestidos com uma indumentária especial, simbolizando os fariseus e soldados

São Cristóvão será palco nesta quinta-feira (13), a Procissão do Fogaréu, tradição católica que simboliza os últimos dias de vida de Jesus Cristo, e que tem como particularidade ser protagonizada apenas por homens. Uma curiosidade é que durante o evento a iluminação elétrica daquela cidade sergipana será inteiramente apagada, sendo feita através de tochas, dando ao local uma sensação de antiguidade.

A Procissão começará às 21h, na Praça São Francisco, Centro Histórico, com a encenação da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. A Procissão do Fogaréu é organizada pelo Grupo G12 e conta com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão.

Ainda na Praça São Francisco (Patrimônio Histórico da Humanidade), serão reproduzidas cenas da Última Ceia de Jesus com os Apóstolos e o momento em que o Líder Cristão é traído por Judas. Em seguida, cerca de 200 homens seguem em procissão pelas principais ruas do Centro Histórico, passando pelas sete igrejas da cidade.

Fé e arte

Os penitentes percorrerão as ruas carregando tochas e vestidos com uma indumentária especial, simbolizando os fariseus e soldados que perseguiram Jesus. O vestuário é caracterizado por mantos brancos e capuzes de cores variadas. Além dos penitentes, a procissão é seguida pelos demais fiéis e visitantes da cidade. De volta à Praça São Francisco, ocorrerá o julgamento e a prisão de Jesus Cristo.

“O evento revela a grandiosidade da fé e o compromisso que temos com nossa comunidade. Não tenho nem palavras para expressar o que a Procissão do Fogaréu representa para todos nós. É muito emocionante, e compensa todo o trabalho, tudo que a gente vem fazendo. É uma mensagem de amor e fé”, disse o coordenador-geral do Grupo G12, Manoel Muniz.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água, Gaspeu Fontes, a Prefeitura Municipal valoriza a iniciativa religiosa e dará todo o suporte para manter viva essa tradição do povo sancristovense. “A procissão do Fogaréu já faz parte do calendário religioso e cultural do nosso município e do nosso Estado. É um momento em que recebemos visitantes de várias partes, o que contribui para a nossa economia, além de ser a expressão da religiosidade de um povo que se traduz na fé”, frisou.

Programação religiosa

A programação religiosa, que antecede a Procissão do Fogaréu, será iniciada às 19h desta quinta-feira (13), com a Missa de Lava-Pés na Igreja Nossa Senhora da Vitória (Matriz). Em seguida, ocorrerá a transferência do Santíssimo até a Igreja do Senhor dos Passos, de onde os fiéis se dirigirão até a Praça São Francisco, para acompanhar a Procissão do Fogaréu.

Fonte: Portal Infonet

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *