Petrobras reduz o preço do diesel
22 de março de 2023
Em Sergipe, 10 são denunciados por fraudes no seguro DPVAT
22 de março de 2023
Exibir tudo

Sábado, oito UBSs de Aracaju vão abrir para as mulheres

As usuárias devem apresentar RG, cartão do SUS e comprovante de residência

A Secretaria da Saúde de Aracaju vai abrir, no próximo sábado (25), oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) particularmente para atender as mulheres. A comunidade em geral também pode ir às UBSs para, por exemplo, se vacinar contra a Covid-19. “Mulher, protagonista da sua própria saúde” é o título da ação que visa reforçar a oferta de exames e testagens destinados ao público feminino.

Funcionarão das 7h às 13h, as UBSs: Augusto Franco (Augusto Franco), Ávila Nabuco (Conjunto Medici), Celso Daniel (Santa Maria), José Augusto Barreto (Japãozinho), José Machado (Santos Dumont), Francisco Fonseca (18 do Forte), Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Santa Terezinha (Robalo).

De acordo com a referência técnica da SMS, Vanessa Freitas, todos os serviços disponibilizados no próximo sábado estão disponíveis ao longo da semana nas 45 UBSs da capital “É um mês em que intensificamos e fortalecermos os cuidados com a saúde da mulher, portanto quem estiver com alguns desses exames por fazer, esse é o momento de realizá-lo e colocar a prevenção em dia”, explica.

Acesso e exames

Para acesso aos serviços, as usuárias devem apresentar RG, cartão do SUS e comprovante de residência de Aracaju. Serão ofertados os seguintes serviços: exame citopatológico de colo do útero em usuárias; exame clínico das mamas em todas as usuárias que fizerem o exame de lâmina ou que solicitarem; agendamento de mamografia em usuárias de 50 a 69 anos; e solicitação de USG de mama e transvaginal.

Ainda de acordo com Vanessa, o exame citopatológico (lâmina) é destinado às mulheres de 25 a 64 anos de idade, ou que já tenham vida sexual ativa, priorizando de acordo com o Ministério da Saúde, e para fazê-lo é necessário evitar relação sexual nas últimas 48 horas, duchas e o uso de medicamentos vaginais.

“Já para mamografia, destinada às mulheres de 50 a 69 anos, a oferta se dá conforme recomendação do Ministério da Saúde para as usuárias residentes em Aracaju. Após o resultado, em casos em que o câncer é detectado, fazemos todo o encaminhamento para as unidades de alta complexidade, gerenciadas pelo Estado”, orienta.

Consultas e testagem

Também serão ofertadas consultas odontológicas priorizando as gestantes, porém as usuárias em geral podem ter acesso; retinografia para usuárias com diabetes mellitus; atualização do cartão vacinal (rotina e covid-19); e teste rápido de gravidez, sífilis, HIV e Hepatites B e C.

Vacinação para todos

Qualquer pessoa residente em Aracaju, com idade a partir dos 5 anos, terá acesso à vacinação contra a covid-19, para primeira dose, segunda dose ou ainda a dose de reforço. Nesta ação, também será ofertada a vacinação de rotina.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *