O Tribunal de Contas de Sergipe é uma casa de marajás
3 de março de 2023
Sergipe tem o 2º menor número de empresas inadimplentes
3 de março de 2023
Exibir tudo

Romaria de Senhor dos Passos começa nesta sexta

A Romaria é uma tradição há mais de 200 anos

Uma missa às 21 horas desta sexta-feira (3) marca a abertura da programação da Romaria de Senhor dos Passos, em São Cristóvão. A tradição existe há mais de 200 anos e ocorre sempre no período quaresmal, em preparação para a Páscoa, reunindo em torno de 70 mil pessoas durante os três dias do evento.

Para acolher os romeiros que retornam à cidade após três anos de hiato, causados pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São Cristóvão está preparando toda estrutura necessária no que diz respeito à saúde, alimentação, trânsito, comércio e outros aspectos.

A partir do sábado (04), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá disponibilizar três escolas que funcionarão como ponto de apoio, são elas: EMEF Frei Fernando, EMEF Tia Marinete e EMEF Gina Franco.

Também no sábado, a Secretaria de Saúde realizará o escalda-pés, a partir das 5h. A ação é voltada para os romeiros que virão em caminhada na sexta à noite, saindo da Igreja São Judas Tadeu, no bairro América, com destino à Igreja Senhor dos Passos, no Centro Histórico de São Cristóvão. A Secretaria também disponibilizará duas bases de atendimento da saúde, que ficarão localizados no Paço Municipal e na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Cultura

Para aqueles que buscam conhecer um pouco mais sobre as outras edições da Romaria, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), abre nesta quarta-feira (01), a exposição “Senhor dos Passos em Todos os Passos”, do fotógrafo Márcio Garcez. A mostra ficará disponível até o dia 03 de abril, na Casa das Culturas Populares, Centro Histórico de São Cristóvão.

Programação

Sexta-feira (3)

Missa -21h – Igreja São Judas Tadeu (Capuchinho)

Sábado (4)

Missas:

11h – Igreja Matriz

16h – Igreja Matriz (acolhida aos Romeiros)

19h – Campal na Praça do Carmo, logo após Procissão de Penitência

Domingo (5)

As confissões podem ocorrer durante todo o dia no Convento do Carmo. Visitações de imagens acontecem na Igreja Matriz (Imagem do Senhor dos Passos) e na Igreja do Carmo Menor (Imagem de Nossa Senhora das Dores).

Missas:

6h – Igreja Matriz

7h – Igreja do Carmo Maior

8h – Palco ao lado da Igreja Matriz

8h – Gruta do Carmo

9h – Igreja do Carmo Maior

9h – Capela São João Batista (próximo a Imagem do Senhor dos Passos no Alto da Bela Vista)

9h – Alto do Cristo

10h – Missa Solene – Palco ao lado da Igreja Matriz

11h – Igreja do Carmo

11h – Gruta do Carmo

12h – Palco ao lado da Igreja Matriz

13h – Igreja do Carmo Maior

13h – Gruta do Carmo

14h – Palco ao lado da Igreja Matriz

15h – Gruta do Carmo

16h – Procissão do Encontro – Saída da imagem de Senhor dos Passos da Igreja Matriz, e da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja Senhor dos Passos (Carmo Menor).

As imagens sairão em procissão até a Praça São Francisco, onde acontecerá o Sermão do Encontro e o canto da Verônica. Em seguida, seguirão pelas ruas: Ivo do Prado, Praça da Matriz, Tobias Barreto, João Bebe Água, Professor Leão Magno, Messias Prado, Praça Senhor dos Passos.

Fonte: Secom/PMS

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *