Marinha terá mulheres como fuzileiras navais
6 de fevereiro de 2023
Laranjeiras dobra geração de empregos em apenas um ano
6 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

Rogério e Mitidieri no mesmo palanque

Por Adiberto de Souza *

Adversários desde o ano passado, o senador Rogério Carvalho (PT) e o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), subirão no mesmo palanque dia 15 próximo. Mesmo estando em posições apostas, os dois farão questão de ficar ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira visita que este fará ao estado após ter sido eleito. Eleitores do “Barba”, o senador e o governador não pensam em reatar a amizade política, porém terão que conviver juntos na defesa dos interesses de Sergipe. E a visita de Lula interessa as todo mundo, pois ele vem anunciar investimentos e prometer concluir a duplicação da BR-101, no trecho que corta o estado. Apesar de esta promessa ser repetida há quase 30 anos pelos inquilinos do Palácio do Planalto, tanto o governador quanto o senador acreditam que agora ela se concretiza. Justamente por isso, os dois estarão lado a lado aplaudindo o discurso do presidente, que foi votado por 67,21% dos sergipanos, os mesmos que elegeram Mitidieri e derrotaram Rogério. Marminino!

Morde e assopra

“Ao mesmo tempo em que arrocha o empresariado, Fábio Mitidieri quer o apoio da classe para a geração de empregos”. Esta constatação está no artigo assinado pelo jornalista Gilvan Manoel e publicado no Jornal do Dia. Segundo o articulista, o governador conseguiu aprovar na Assembleia um projeto de lei elevando de 18% para 22% o ICMS cobrado pelo estado sobre Prestações de Serviços de Transporte e de Comunicação. Gilvan revela que, mesmo as novas tarifas de ICMS só devendo ser cobradas a partir de abril, desde já haverá um encarecimento generalizado dos serviços, pois o empresariado deve repassar logo os preços para os consumidores. Home vôte!

Visita ilustre

E quem deu com os costados em Sergipe, no último final de semana, foi o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB). Veio prestigiar em Itabaiana, a Sealba Show, evento voltado para o agronegócio que movimentou mais de R$ 100 milhões. Segundo o emedebista, essa parceria entre Sergipe, Alagoas e Bahia fará com que o setor se consolide e gere ainda mais oportunidade e desenvolvimento para o Nordeste. Enquanto ciceroneava o político alagoano, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), disse que o agronegócio é o caminho certo para gerar empregos e renda tão desejados pelos sergipanos. Aff Maria!

Cemitério de obras

Seria interessante que, na visita programada para Sergipe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não se preocupasse apenas com a inacabada duplicação da BR-101, pois outros “esqueletos” de empreendimentos públicos estão espalhados pelo estado. Segundo levantamento do Tribunal de Contas da União, existem em Sergipe 186 obras paralisadas, incluindo creches, escolas ou unidades de saúde. No Brasil, dos 22.559 empreendimentos iniciados, 38,5% estão parados. Ou seja, de cada 10, praticamente quatro não foram à frente. O pior é que nada é feito para punir os responsáveis por esse imenso e vergonhoso cemitério de obras abandonadas. Crendeuspai!

De feirante a deputada

A deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos) tem uma trajetória de luta e competência em cada lugar que passou. Quem pensa assim é o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo (PP), que vem a ser esposo da nova parlamentar. E ele revela que a história da amada é longa e de sucesso, pois passou de feirante a deputada estadual. Para quem não sabe, Carminha é assistente social e, antes de se eleger para a Assembleia, foi secretária de Assistência Social de Socorro. Baiana de Paulo Afonso, a deputada se considera uma sergipana, pois mora em Sergipe há mais de 34 anos. Ah, bom!

Maconha em debate

A Assembleia Legislativa vai promover uma audiência pública, na próxima sexta-feira, para discutir o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel (PP) propondo a instituição em Sergipe da política estadual de cannabis para fins terapêuticos. Além de parlamentares, devem participar dos debates sobre o uso medicinal da maconha, profissionais do direito, da saúde, pacientes e pesquisadores especialistas no assunto. Também na sexta-feira e sábado próximos, acontecerá em Aracaju o 1º Simpósio de Cannabis Terapêutica. Será no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe e contará com a presença do renomado neurocientista Sidarta Ribeiro. Prestigie!

De operário a burguês

Veja o que publicou no Jornal da Cidade a amiga Thais Bezerra: “Antigos companheiros de luta sindical do ex-deputado estadual Francisco Gualberto (PSD) criticaram a nomeação dele para presidir a Impresa Oficial de Sergipe. Os velhos sindicalistas lembraram, inclusive, um antigo slogan de campanha do ex-parlamentar. Quando ainda estava enfileirado ao lado da esquerda, Chiquinho alardeava que ‘contra burguês, vote 16! Dois operários na vida deles’. Hoje, depois de ter ganhado um bom emprego público como prêmio de consolação por não ter sido eleito deputado federal, certamente Gualberto não se identifica com nenhum dos ‘dois operários’ que ele enaltecia no passado”. Misericórdia!

Terra das desigualdades

O Brasil é um país de preconceitos, fato que gera grandes e deploráveis contrastes. A educação para brancos e negros, por exemplo, é pra lá de desigual. Os brancos concentram os melhores indicadores, é a população que mais vai à escola e conclui o estudo. Segundo pesquisa do movimento Todos pela Educação, o desemprego é maior entre os negros (7,5%) e pardos (6,8%) que entre os brancos (5,1%). O trabalho infantil, maior entre pardos (7,6%) e negros (6,5%), que entre brancos (5,4%). A taxa de analfabetismo é 11,2% entre os negros; 11,1% entre os pardos; e, 5% entre os brancos. Só Jesus na causa!

De olho em 2024

O Cidadania já está de olho grande nas ainda distantes eleições de 2024. Pensando nelas, o diretório estadual do partido realizou a primeira reunião deste ano. Além do pleito municipal, os cidadanistas debateram a conjuntura política, tendo decidido que a legenda fará oposição ao governo de Fábio Mitidieri (PSD). Segundo o presidente estadual do Cidadania, deputado Goergeo Passos, a reunião também tratou sobre o crescimento do partido e a mobilização dos diretórios municipais. Então, tá!

Chove, chuva!

Desde às 5 horas desta segunda-feira, chove em Aracaju e em vários municípios de Sergipe. As precipitações chegaram acompanhadas de relâmpagos e trovões. Então, como bem canta Jorge Ben Jor, “chove chuva/ chove sem parar”, principalmente no sertão sergipano, onde o homem do campo reza pela chegada das chuvas em volume suficiente para permitir o plantio da lavoura e garantir uma boa safra de grãos agora em 2023. Oremos!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Diário de Sergipe, em 31 de outubro de 1957.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *