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Restaurante Popular oferta comida e ações humanizadas

O espaço disponibiliza diariamente cerca de 2.700 refeições

PUBLIEDITORIAL

Além da refeição, usuários recebem serviços como vacinação, corte de cabelo e barba, emissão de RG e CPF, apresentações musicais e teatrais, rodas de conversa, dentre outra ações

“A gente não quer só comida; a gente quer comida, diversão e arte”. A música dos Titãs é vivida na rotina do Restaurante Popular Padre Pedro, equipamento público de segurança alimentar e nutricional mantido pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS). O espaço disponibiliza diariamente cerca de 2.700 refeições nutricionalmente balanceadas, entre almoço e jantar, ao preço de R$ 1,00 para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e trabalhadores formais e informais de todo o Estado.  Além da alimentação, usuários também recebem ações humanizadas e educativas, como rodas de conversa, apresentações musicais e teatrais, vacinação e corte de cabelo, e também de inclusão, com encaminhamentos de usuários para serviços socioassistenciais por meio dos CRAS.

De janeiro a setembro de 2022, já foram servidas 483.131 quentinhas

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a oferta passou a acontecer através de quentinhas e o restaurante popular registrou um aumento de 25% na demanda. Inaugurado em 2002, o espaço passou por reforma em 2011, e nos últimos anos apresentou necessidade de nova intervenção. Devido à reforma, desde 2021 o Posto de Atendimento do Padre Pedro está sendo ofertado na sede do antigo Vasco Esporte Clube, próximo ao terminal de ônibus do mercado de Aracaju. De acordo com a SEIAS, de janeiro a setembro de 2022, já foram servidas 483.131 quentinhas no Restaurante Padre Pedro, entre almoço e jantar.

No novo Posto de Atendimento, o serviço passou a ser ofertado com maior conforto, proporcionado pelo espaço amplo, coberto, ventilado, com cadeiras e marcações que incentivam o distanciamento social. O equipamento também passou a realizar o cadastramento biométrico da população que frequenta o restaurante, para que haja melhor identificação do público e suas necessidades, quantificação da demanda e melhor controle da oferta.

Luciano Bezerra da Silva, 37 anos, é vendedor ambulante. Frequentador do Padre Pedro desde que o serviço foi aberto, ele aprovou o novo local. “Achei muito bacana. Bonito, organizado, maior e agora anda mais rápido. Não fiquei nem em fila hoje; já fui entrando e pegando logo a quentinha. Muito bom mesmo”, comentou. Ele se refere ao serviço como essencial. “É muito importante não só pra mim, mas para todo mundo. A refeição é bem servida e nutre a gente. Consegue dar uma sustância. Esse rango aqui é uma benção do Senhor, principalmente durante a pandemia”, comenta Luciano.

Ações de humanização

A humanização no atendimento para usuários do Restaurante também é foco da SEIAS, ofertando serviços como vacinação, sessões gratuitas de corte de cabelo e barba, emissão de RG e CPF, apresentações musicais e teatrais, entre outras atividades educativas e culturais. A usuária Cristina de Sousa foi ao Restaurante Padre Pedro para adquirir o seu almoço e aproveitou a facilidade de acesso para tomar a dose de reforço contra a Covid-19. “Ter o ponto de vacinação aqui foi muito bom. Não precisei ir para um lugar mais longe para poder me vacinar. Vim pegar minha quentinha e já saí vacinada. Não tem coisa melhor”, disse a usuária.

As Rodas de Conversa sobre alimentação também estão entre as atividades realizadas no Restaurante, visando instruir os usuários do equipamento sobre a melhor utilização dos alimentos. As ações acontecem em todas as quintas-feiras, por meio da equipe da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Csan) da SEIAS. Alguns dos temas já debatidos com a população foram: “Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs”; “Benefícios dos alimentos in natura”; e “Aproveitamento integral de alimentos”, com distribuição de receitas e degustação de doce de casca de chuchu.

Campanhas de conscientização sobre pautas importantes também foram instaladas no espaço, a exemplo da importância da vacinação, a campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica; e a Campanha Proteger é Cuidar, parceria com o MPE e outros órgãos, em combate à violência contra crianças e adolescentes.

 

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