Saiba o dia de receber em 2020 pensões e aposentadorias
17 de dezembro de 2019
Rogério diz que foi iniciativa pessoal escolha de Lurian
17 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Reajuste garantido

Uma boa notícia para quem pretende se candidatar a vereador pensando exclusivamente no gordo salário e nas mordomias afins: o exagerado reajuste do subsídio para a próxima legislatura está garantidíssimo. Essa ameaça do prefeito de vetar o aumento, e a posterior revogação pela Câmara do projeto que reajustava os ganhos dos futuros vereadores de Aracaju, foi apenas para acalmar a plateia, fazer média com o eleitorado. Tão logo terminem as eleições de 2020, projeto idêntico será colocado em votação. Com o pleito decidido e, portanto, sem a necessidade de serem simpáticos aos aracajuanos, os vereadores aprovarão sem mais delongas o reajuste revogado agora, o prefeito sanciona o projeto e ponto final. Simples assim!

Cadeia curta

E o prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck, o “Paulão da Varzinhas” (DEM), foi preso por posse ilegal de arma de fogo, mas ficou pouquíssimas horas engaiolado. Um bom advogado e uma fiança de R$ 10 mil devolveram a liberdade ao demista. Menos sorte teve o filho dele, o ex-deputado estadual “Paulinho da Varzinha” (PTdoB). Condenado sob a acusação de ter metido a mão grande no dinheiro da Assembleia, o rapaz passou um lote de meses em prisão domiciliar. Misericórdia!

Deixem como está

Preocupado com o retorno de Lula da Silva (PT) ao xilindró, o senador Rogério Carvalho (PT) condena a ideia de alterar a Constituição visando permitir a prisão de condenados em 2ª instância. Segundo o petista, quem defende tal mudança atende “ao populismo e ao moralismo punitivo. A presunção de inocência é uma garantia contra investidas autoritárias”. Marminino!

Greve furou

Os servidores estaduais optaram em não aprovar uma greve geral contra a famigerada reforma da Previdência em tramitação na Assembleia. Preferiram continuar trabalhando, mas mantendo um grupo em vigília no Legislativo para pressionar os deputados a votarem contra a proposta. Segundo a CUT, o projeto de Previdência do governo Belivaldo Chagas (PSD) é mais cruel do que o aprovado pelo Congresso contra os servidores federais. Desconjuro!

Vai às urnas

O PSTU já tem pré-candidato a prefeito de Aracaju. Professor e servidor público federal, o jovem Jossimário Mick aceitou encarar o desafio de peitar o prefeito e pré-candidato à reeleição Edvaldo Nogueira (PCdoB). Esta será a segunda vez que Jossimário disputa uma eleição: em 2018 ele concorreu ao Senado, tendo obtido 12 mil votos. Otimista, Mick acha que terá mais sorte no próximo ano. Então, tá!

Comigo não, violão

O prefeito de Socorro, Padre Inaldo (Progressista), se apressou em informar que não tinha nada a ver com a Operação Citrus, desenvolvida pelo Ministério Público Estadual naquele município. Aos primeiros comentários de que estava havendo busca e apreensão na prefeitura, o prefeito emitiu nota informando que “a operação do MPE apura a existência de irregularidades em empresas sediadas no município de Socorro e não na Prefeitura”. Ah, bom!

Quem quebrou quem?

E o senador Alessandro Vieira (Cidadania) não larga o pé do ministro Dias Toffolli, presidente do Supremo Tribunal Federal. Segundo o parlamentar, o togado erra feio ao afirmar que a operação Lavajato quebrou empresas. “Quem quebrou empresas foram corruptos e corruptores. A Lavajato prendeu bandidos e recuperou recursos roubados”, discursa o senador. Alessandro garante que com tal afirmação, Toffolli “consolida o seu posto de vergonha para a magistratura nacional”. Homem, vôte!

Parceria do bem

Tratar sobre ações conjuntas na área da promoção dos direitos da mulher e da infância. Este foi o objetivo da reunião entre a vice-governadora Eliane Aquino (PT), a secretária estadual da Ação Social, Leda Vasconcelos, e a juíza Rosa Geane Nascimento, coordenadora da Mulher, da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça. Segundo Eliane, a parceria com o judiciário é fundamental, pois ninguém viabiliza políticas públicas se não for a várias mãos. Certíssimo!

Plenário emprestado

Quando retornarem do recesso parlamentar, lá pra fevereiro de 2020, os vereadores de Aracaju vão trabalhar no plenário da Assembleia. É que em janeiro próximo, começa a reforma do prédio da Câmara Municipal. O vereador Nitinho Vitale (PSC), presidente do Legislativo aracajuano, garante que as obras darão um visual mais moderno ao plenário. Quanto à construção de um novo prédio para a Câmara, Nitinho diz que só quando Deus der bom tempo e dinheiro. Vixe!

Tobias vive

O ilustre sergipano Tobias Barreto (1839/1889) terá seu nome incluído no Livro dos Heróis da Pátria, guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília. Projeto nesse sentido do ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) acaba de ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo o tucano, trata-se de um “merecido reconhecimento ao filósofo, jurista, político, poeta e crítico Tobias Barreto, que enfrentou o conservadorismo da época, incluindo o preconceito contra sua origem humilde e mestiça”. Aff Maria!

Recorte de jornal

Publicado no Jornal aracajuano A Cruzada, em 27 de julho de 1967.

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *