Escolas de São Cristóvão fazem reconhecimento facial
10 de fevereiro de 2023
MP quer André Moura fora de Secretaria do Rio
10 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

PT chega aos 43 anos amigado com a direita

Por Adiberto de Souza *

Fundado em 1980 para ser um partido de centro-esquerda, o PT está completando 43 anos amigado com a direita. A legenda nunca subiu ao altar com as siglas direitistas, porém vive se amasiando com elas em troca de apoio político, como fez agora ao entregar três ministérios para o União Brasil. Aliás, vale lembrar a esdrúxula aliança de 2012, quando o PT foi buscar a adesão do direitista Paulo Maluf para a candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. Em 2010, os petistas sergipanos festejaram o apoio dado à reeleição do saudoso governador Marcelo Déda pelos partidos de direita comandados por Edvan Amorim. Nas últimas eleições, o candidato a governador Rogério Carvalho (PT) bateu à porta do bolsonarista Valmir de Francisquinho (PL) que, prontamente, saiu por aí pedindo votos para o novo aliado. Ambos desconsideraram o fato de Lula e Bolsonaro estarem se digladiando pela Presidência da República. Portanto, nestas mais de quatro décadas, o PT, nascido esquerdista radical, frequentou e foi frequentado pela direita, ora no escurinho da política, ora às claras, mas sempre tão felizes quanto um casal apaixonado, que faz vistas grossas para as desavenças entre suas famílias. Misericórdia!

Mandato garantido

Quatro dos três ministros do Tribunal Superior Eleitoral mantiveram, ontem, o mandato do deputado federal João Daniel (PT). Ao julgarem recursos impetrado pelo suplente André David (Republicanos) contra a candidatura de Eliane Aquino (PT), a maioria dos magistrados entendeu que o fato de ela não ter se desincompatibilizado de conselhos estaduais no prazo legal não inviabilizou seu registro junto à Justiça Eleitoral. Caso a candidatura da petista tivesse sido impugnada, o PT ficaria sem votos suficientes para eleger um deputado federal e a vaga iria para o delegado de polícia André David. Ah, bom!

Maconha em debate

A Assembleia Legislativa promove, hoje, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel (PP) propondo a instituição em Sergipe da política estadual de cannabis para fins terapêuticos. Além de parlamentares, devem participar dos debates sobre o uso medicinal da maconha, profissionais do direito, da saúde, pacientes e pesquisadores especialistas no assunto. Também nesta sexta-feira e amanhã, acontece em Aracaju o 1º Simpósio de Cannabis Terapêutica. Será no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe e contará com a presença do renomado neurocientista Sidarta Ribeiro. Prestigie!

Conversa de opostos

O governador Fábio Mitidieri (PSD) recebeu em Palácio o líder da oposição na Assembleia, deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania). Ambos discutiram vários temas, como o fechamento de duas fábricas de calçados, que desempregou 500 trabalhadores, e a recuperação das rodovias estaduais. Georgeo também tratou sobre as constantes faltas de água no interior do estado. O cidadanista relatou vários desabastecimentos provocados por problemas na estrutura da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Ontem mesmo, o rompimento da tubulação da adutora do São Francisco deixou a Grande Aracaju de bico seco por várias horas. Crendeuspai!

Cassações revogadas

A prefeita e a vice de São Francisco, respectivamente, Alba dos Santos Nascimento (MDB) e Desirê Hora (MDB), tiveram suas cassações revogadas, ontem, pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral. Ambas haviam sido cassadas, em agosto de 2022, pelo magistrado Geilton Costa Cardoso da Silva, da comarca de Propriá, sob a acusação de abuso do poder econômico nas eleições de 2020. Não tivessem sido absolvidas pelo TRE, Alba e Desirê teriam que pagar multas, respectivamente, de R$ 30 mil e R$ 15 mil, além de ficarem inelegíveis por oito anos. Aff Maria!

Apaga velinhas

Uma sessão especial na Câmara de Aracaju marca, nesta sexta-feira, os 43 anos do Partido dos Trabalhadores. Organizada pela vereadora petista Ângela Melo, a sessão festiva deve ser prestigiada por filiados, dirigentes do partido e parlamentares. Na ocasião, os fundadores do PT em Sergipe serão homenageados. À tarde, as comemorações terão o seu ápice, com apresentações culturais e espaço para comercialização solidária, na sede estadual do PT, no centro em Aracaju. As comemorações são abertas para a militância, a imprensa e a sociedade em geral. Então, tá!

Conversa entre bancos

Alguém sabe dizer a quantas anda a proposta feita ao Banese pelo Banco de Brasília (BRB) para a negociação de operação envolvendo aumento de capital do banco sergipano sem alteração de controle acionário. Ou seja, a ideia do BRB é comprar uma fatia do Banese, que continuaria tendo o Estado de Sergipe como acionista majoritário. Esta consulta ocorreu em agosto de 2022 e, de lá pra cá, não se falou mais no assunto. Pelo que o governo de Sergipe informou à época, a parceria possibilitaria operações em conjunto entre as duas instituições financeiras, ampliando o leque de oportunidades de crescimento do Banese. Vixe!

Cadê os cargos?

As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que os partidos aliados do PT estão agoniados com a demora do governo Lula em distribuir os cargos federais. Estas legendas apostavam na vitória do candidato a governador Rogério Carvalho (PT) para abocanhar parte das secretarias e do 2º escalão no estado. A derrota do petista deixou seus famintos aliados desconsolados e de olho nos cargos federais. Para tristeza da galera, estas sinecuras são poucas para atender o grande número de interessados numa mamata que pague bem e não exija em troca muito trabalho. Home vôte!

Fuzarca proibida

A Justiça proibiu desfiles de blocos carnavalescos pelas ruas do conjunto residencial Ignácio Barbosa, em Aracaju. O magistrado Camilo Chianca de Oliveira Azevedo, determinou que a Prefeitura não autorize a realização de eventos carnavalescos naquele núcleo habitacional e orientou a Polícia Militar para fiscalizar o cumprimento integral de sua decisão. Movida pelo Ministério Público Estadual, a ação contra o desfile de blocos no conjunto atendeu aos apelos dos moradores. Segundo eles, nos anos anteriores, os cortejos carnavalescos causaram uma série de transtornos, como roubos, agressões físicas, tráfico de drogas e perturbação ao sossego, por conta da poluição sonora. Marminino!

Festa para Oxalá

A realização da 8ª edição da Caminhada para Oxalá, marcada para o próximo mês, foi discutida pela Comissão de Liberdade Religiosa da OAB Sergipe, pelo Fórum Sergipano de Religiões de Matriz Africana e pela Diretoria de Direitos Humanos da Assistência Social de Aracaju. O evento faz parte do calendário cultural e religioso de Sergipe, defende o respeito à diversidade religiosa e condena a intolerância. Segundo o vereador aracajuano Professor Bittencourt (PDT), a Marcha para Oxalá é muito importante e transcende os níveis de manifestação religiosa de matriz africana. Supimpa!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 5 de abril de 1897.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *