Índice de Confiança da Indústria tem alta de 2,7 pontos
25 de abril de 2016
Eleição será teste após mini-reforma política
25 de abril de 2016
Exibir tudo

Propaganda mascarada

É bom o Ministério Público ficar atento com prefeitos que mascaram propaganda na mídia para fazer marketing pessoal. Antiga, a prática rende bons dividendos políticos aos infratores, porém causa enormes prejuízos aos cofres públicos e ilude o cidadão. Este pensa estar lendo, ouvindo ou assistindo uma produção jornalística que, na verdade, é uma matéria paga. Para enganar os órgãos fiscalizadores, os veículos de comunicação não faturam a propaganda disfarçada, mas recebem pelo serviço superfaturando outros anúncios oficiais. Além de tudo isso, os administradores também burlam o Artigo 37 da Constituição Federal, que proíbe a publicidade de “nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”. Felizmente, não é difícil identificar a malandragem: basta atentar para a semelhança das matérias veiculadas na mídia enaltecendo “uma grande ação” do prefeito infrator. Fiquem de olho!

Alvo do MST

O deputado federal André Moura (PSC) está na alça de mira do MST. Para protestar contra a forma entusiasta como o parlamentar defende o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), o Movimento promoveu, sábado último, um barulhento ato público em frente à casa de praia do deputado. Em nota, o MST lembrou que André é investigado por improbidade administrativa, tentativa de homicídio, desvio ou utilização de bens públicos. Homem, vôte!

Energia voltou

Após o governo de Sergipe ter quitado parte da dívida contraída junto à Energisa, a energia elétrica foi religada nos perímetros irrigados Poção da Ribeira, Jacarecica I e II, em Itabaiana. O pagamento ocorreu depois de forte pressão feita por deputados estaduais e pelos líderes dos mais de 10 mil irrigantes. Estes são responsáveis pelo cultivo de frutas e verduras que abastecem Sergipe e parte de Alagoas, Bahia e Pernambuco. Ainda bem!

Ninho alvoroçado

E a Juventude do PSDB sergipano bateu asas do partido. Em nota, o líder dos ex-tucanos, Herbert Pimenta, diz que o grupo saiu pela porta da frente, com a consciência de ter feito o bom debate político. Segundo ele, a debandada foi motivada por discordância com a direção da legenda sobre as eleições deste ano em Aracaju. Por fim, condena o debate do toma lá da cá. Misericórdia!

Não abre

Perde tempo quem tenta convencer o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB), a mudar o provável candidato a vice-prefeito de Itabaiana, David Motta (PSD), na chapa encabeçada por Roberto Bispo (PMDB). A intransigência de Luciano pode dificultar o apoio político do PSL, que sonha em ter o vereador Moacir Santana (PSL) como parceiro de chapa do peemedebista. Esta informação é do radialista Edivanildo Santana.

Mais energia

O governador Jackson Barreto (PMDB) prestigiará, quarta-feira próxima, no Rio de Janeiro, a assinatura de entendimento entre a Golar/GenPower e a Exxon Mobil para fornecimento de gás natural à futura Usina Termoelétrica do Porto de Sergipe. Com capacidade para gerar 1,5 GW, o empreendimento deve entrar em operação dentro de cinco anos. Com um investimento da ordem de 850 milhões de dólares, a usina termoelétrica será a maior já instalada no Brasil. Legal!

Na mira da Polícia

Você sabe quem são os vereadores de Aracaju acusados pela Polícia de usarem indevidamente as verbas indenizatórias da Câmara? Para refrescar a memória do eleitor, segue a relação dos investigados: Adriano Taxista, Agamenon Sobral, Agnaldo Feitosa, Anderson de Tuca, Jailton Santana, José Augusto da Silva, Valdir Santos, José Ivaldo, Max Prejuízo, Daniela Fortes, José Gonzaga, Emmanuel Nascimento, pastor Roberto Moraes, Renilson Félix e Adelson Barreto Filho. O deputado estadual Robson Viana também responde pela mesma acusação.

Compasso de espera

Embora muito assediado pelas lideranças políticas de Socorro, o governador Jackson Barreto (PMDB) só se definirá por uma candidatura entre maio e junho. Prefere acompanhar os entendimentos e desencontros entre os pré-candidatos. O desejo de JB é garantir a candidatura a vice-prefeito do vereador Betinho (PMDB). No último final de semana, o governador se reuniu com o prefeiturável Zé Franco (PSDB), a quem informou sobre sua indecisão naquele município.

Planilhas suspeitas

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, determinou a apuração sobre as suspeitas planinhas com 200 nomes de políticos que teriam recebido doações da Construtora Odebrechet. Cabe à Procuradoria-Geral da República analisar a lista e decidir se há ou não indícios para pedir ao STF a abertura de inquérito contra os políticos citados. Na extensa relação de possíveis beneficiados financeiramente pela empreiteira aparece o nome do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM).

Coisas do Brasil

No começo deste mês, a bandeira tarifária, que aplica uma cobrança extra nas contas de luz, saiu da cor amarela para a verde, reduzindo em 6% a despesa de energia elétrica.  Na última sexta-feira, o governo federal autorizou a Energisa aplicar um reajuste de 5,55% nas contas de energia residencial dos sergipanos. Em termos de economia para o consumidor foi o mesmo que trocar seis por meia dúzia. Eita Brasilzão sem jeito!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *