O idiota matou o leão
12 de agosto de 2015
Sem receber, Torre suspende coleta de lixo em Aracaju
12 de agosto de 2015
Exibir tudo

Projeto insere apicultura em assentamentos

Seis assentamentos do interior de Sergipe são beneficiados com o projeto Apicultura Comunitária Sustentável, que propõe a sustentabilidade rural através do equilíbrio ambiental de suas florestas, atrelado à geração de renda e à educação ambiental. Contemplado com o edital Integração Petrobras Comunidades, o projeto é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Ecologia e Sustentabilidade.

O projeto está sendo executado nos municípios de Indiaroba (assentamentos Cinco de Janeiro e Campo Alegre); Santa Luzia do Itanhy (assentamento Beija flor); Estância (assentamentos Rosa de Luxemburgo, Paulo Freire, Roseli Nunes).

São realizadas aulas teóricas para aprofundamento técnico dos apicultores, além de práticas nos apiários. Os apicultores também recebem aulas de planejamento e organização administrativa e reuniões para planejamento coletivo das atividades.

Os resultados do projeto confirmam o potencial da apicultura como alternativa de geração de renda com baixo investimento e retorno rápido. Desde o início da etapa prática do projeto, em dezembro do ano passado, foram comercializados 300 quilos de mel e 100 quilos de pólen do grupo Roseli Nunes. No assentamento Campo Alegre, até o momento foi produzido 100 quilos de mel.  Os demais assentamentos vão processar mel a partir do mês de outubro.

Além da geração de renda, a atividade apícola terá como principais contribuições a fixação dos agricultores à sua região e a inserção na agricultura familiar.

Integração

A seleção pública Integração Petrobras Comunidades reflete, com caráter regional, as diretrizes e as linhas de atuação do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa tem foco no desenvolvimento de projetos comunitários na área de influência das unidades da companhia. Dessa forma, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua e para o fortalecimento de atuação em rede de entidades parcerias por meio de capacitação, além de garantir a democratização do acesso aos pedidos de patrocínio e a transparência na escolha dos projetos selecionados.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *