Dois pontos culminantes do Brasil ficam “mais altos”
29 de fevereiro de 2016
Supermercados vendem menos
29 de fevereiro de 2016
Exibir tudo

Produtor rural de Sergipe conhece projeto Sertão Empreendedor

Primeira etapa do projeto beneficiará 140 produtores

Produtores rurais de sete municípios do semiárido sergipano estão recebendo a visita de técnicos do Sebrae e do Senar. O objetivo dos encontros é apresentá-los ao Projeto Sertão Empreendedor, além de mobilizar e identificar criadores de gado leiteiro que possam ser beneficiados pela iniciativa.

O Sertão Empreendedor é um projeto desenvolvido pelas duas instituições para ajudar os criadores de gado leiteiro a superar os problemas causados pela seca. A proposta é oferecer assistência técnica e capacitações gerenciais aos produtores para auxiliá-los a tornar a atividade mais rentável mesmo nos momentos de maior dificuldade.

Em Carira, o encontro reuniu quinze empreendedores rurais, que puderam conhecer as ações que serão desenvolvidas no município.

“Durante esses encontros estamos buscando descobrir produtores que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo programa e realizando o cadastro. A próxima etapa prevê a realização de novas visitas ás propriedades para conferir a veracidade das informações fornecidas”, explica Luana Aragão, gestora do Sertão Empreendedor pelo Senar.

Calendário

As atividades deverão começar a ser oferecidas a partir do mês de abril. A primeira etapa do projeto beneficiará 140 produtores das cidades de Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Poço Redondo, Canindé do São Francisco, Frei Paulo, Carira e Ribeirópolis. Além do apoio técnico, também está prevista a criação de uma unidade demonstrativa em cada uma das cidades para facilitar o repasse dos conhecimentos a outros criadores.

“O nosso objetivo é ajudar o produtor rural a realizar a gestão adequada de sua propriedade. Muitas vezes, por não promover um controle efetivo das receitas e despesas, ele acaba obtendo uma baixa produtividade, o que contribui para que a atividade não torne rentável”, ressalta o gestor do projeto Sertão Empreendedor pelo Sebrae, Luís Nakanishi.

Serão atendidos os criadores cuja produção diária de leite seja superior a 100 litros e possuam a Declaração de Aptidão ao Pronaf ou o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural. Todos os produtores cadastrados passarão ainda por um processo de seleção, que inclui a análise de documentos e o preenchimento de um questionário.

O apoio para melhorar o trabalho no campo empolgou o produtor rural Romário Rangel, que aguarda com expectativa o início das atividades.

“ Essa ajuda vai ser muito importante para todos nós que convivemos com a seca durante quase todo o ano. É um apoio que chega em uma boa hora e serve como um estímulo para continuarmos trabalhando”, afirma.

Texto e foto: Ascom/Sebrae/SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *