Em Aracaju, 826 candidatos fazem domingo prova do IBGE
22 de setembro de 2023
Sergipe ainda não emite a nova carteira de identidade
23 de setembro de 2023
Exibir tudo

Primavera chega trazendo mudanças no clima

O Nordeste tem uma primavera diferente das outras regiões do Brasil

A primavera começou neste sábado (23) prometendo trazer muitas mudanças no clima e na vegetação. Neste período há alterações nas características climáticas do Nordeste, principalmente com a chegada do El Niño 2023, que deve potencializar mais ainda as mudanças no clima.

O Nordeste tem uma primavera diferente das outras regiões do Brasil. Enquanto na maior parte do país, a estação significa o retorno da chuva regular e o aumento da umidade e do calor, no Nordeste, a primavera é a estação da seca para quase toda a região. É uma época de pouca ou nenhuma chuva e muito calor, especialmente no Sertão.

De acordo com os meteorologista, isso acontece porque o Nordeste está sob a influência de massas de ar seco que impedem a formação de nuvens e chuvas. Além disso, a região recebe menos influência das frentes frias que avançam pelo Sul e pelo Sudeste do país, trazendo umidade e instabilidade. As frentes frias geralmente perdem força ao chegar no Nordeste e se deslocam pela costa, sem atingir o interior.

El Niño no Nordeste

A temperatura na primavera no Nordeste também varia de acordo com a localização e a altitude. As áreas mais próximas ao litoral tendem a ter temperaturas mais amenas, entre 20°C e 30°C, enquanto as áreas mais afastadas da costa e mais elevadas podem ter temperaturas mais altas, entre 25°C e 35°C. A sensação térmica pode ser ainda maior por causa da baixa umidade do ar.

O fenômeno climático El Niño provoca o aquecimento da superfície do Oceano Pacífico e altera os padrões de chuva em todo o mundo. Por conta disso, o Nordeste vai ter temperaturas ainda mais quentes. Em função disso, diversos órgãos nacionais estão unidos para monitorar de perto as mudanças. Até uma “Sala de Crise da Região Nordeste” foi criada para compartilhar dados, discutir medidas e ações necessárias e articular soluções conjuntas.

Foto: Embrapa

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *