Governo de Sergipe começa a pagar salários no dia 24
17 de abril de 2024
Torturado na ditadura, Milton Coelho viveu 48 anos na escuridão
17 de abril de 2024
Exibir tudo

Previsão de chuvas intensas em Sergipe até o dia 24

A previsão é que continue chovendo em praticamente todo o estado

Os centros de meteorologia dos estados do Nordeste emitiram, nesta quarta-feira (17), uma nota conjunta para alertar sobre a incidência de chuvas intensas na região até o próximo dia 24. Desde o início da semana, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe (Semac) vem monitorando as condições meteorológicas e emitindo boletins a fim de atualizar a previsão do tempo em todos os territórios do estado.

Confira a nota conjunta:

A partir dessa quinta-feira (18) até a próxima quarta-feira (24), o tempo deverá ficar predominantemente úmido e com chuvas em grande parte da região Nordeste, especialmente na faixa leste desde a Bahia até o Rio Grande do Norte e, na faixa norte do Ceará até o Piauí; no interior da região, há também condições de chuvas, principalmente no centro-sul do Ceará, oeste da Paraíba e centro-norte do Piauí.

Ao longo do dia 18, um sistema frontal deverá avançar pelo extremo sul da Bahia e, mesmo distante no oceano, contribuirá para intensificar o fluxo de umidade no leste da região. Entre os dias 19/04 e 20/04, essa configuração sinótica deverá contribuir para que ocorram chuvas intensas entre o leste da Bahia, Sergipe e Alagoas.

No período de 21 a 24, o fluxo de umidade do oceano para o continente (predomínio da circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul-ASAS) e uma maior intensificação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), irão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva em toda a faixa leste desde a Bahia até o Rio Grande do Norte e também na porção mais norte até o Piauí. Há uma maior probabilidade de que os volumes mais expressivos (podendo pontualmente ultrapassar 100 mm) poderão ser registrados em áreas do leste e agreste dos estados de Sergipe e Alagoas. Não se descarta também, volumes significativos no agreste meridional e leste de Pernambuco (áreas de divisa com Alagoas).

Devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, faz-se necessário o acompanhamento e a atualização diária das previsões de tempo, bem como dos avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet.

Fonte: G/S

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *