Comissionados já podem ser beneficiários do Ipesaúde
26 de abril de 2016
Incra reconhece sexto território quilombola em Sergipe
26 de abril de 2016
Exibir tudo

Prêmio Prefeito Empreendedor tem vencedores regionais

Lagarto, Campo do Brito e Boquim foram os vencedores estaduais da 8ª edição do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, cada um na sua respectiva categoria. Lagarto destacou-se nas categorias Melhor Projeto e Desburocratização e Formalização, com o projeto Lagarto Investe. Campo do Brito destacou-se na categoria Pequenos Negócios do Campo, com o projeto Casas de Farinha Comunitária: Uma alternativa Sustentável que fixou o agricultor a terra. Já Boquim foi vencedor na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o projeto Inclusão Produtiva e Sustentabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Para Jean Carlos, prefeito de Boquim, é importante aproveitar a oportunidade que o SEBRAE disponibiliza para os municípios e participar do Prêmio. “É o momento que temos para mostrar o que a Prefeitura está fazendo para estimular o empreendedorismo no município. Centenas de pessoas viviam do lixão, hoje fazem parte de uma cooperativa e chegam a ganhar até um salário mínimo trabalhando com a coleta de produtos recicláveis. Vivem de forma digna, geram renda, são empreendedores”, destaca.

PSPE

O Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor tem como foco valorizar prefeitos municipais de todo o Brasil e administradores regionais do Distrito Federal (DF) e de Fernando de Noronha (PE), que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

Segundo Gilson Figueiredo, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, cada município pôde inscrever até dois projetos, desde que em categorias diferentes ou o mesmo projeto em duas categorias. “Nesta edição Sergipe teve 30 municípios inscritos, o que corresponde a 40% dos municípios do Estado. Foram apresentados 20 projetos por 19 municípios, sendo que 16 projetos foram selecionados para uma visita técnica e oito foram posteriormente levados a uma Comissão Julgadora, que definiu três municípios vencedores da etapa estadual em quatro categorias”, explica.

Projeto Vencedores

O Projeto Lagarto Investe tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da Indústria, do Comércio e do Turismo de Lagarto, fomentando e incentivando políticas setoriais que busquem a ampliação e manutenção dos segmentos empresariais do município.

O projeto Casas de Farinha Comunitária visa fortalecer a cadeia produtiva da mandioca, com o incentivo e apoio as casas de farinha comunitária e associações do município de Campo do Brito, beneficiando 680 casas de farinha, empregando e gerando renda para 2.500 pessoas. A proposta é melhorar a eficiência do processo de beneficiamento da mandioca, fornecendo ao mercado consumidor produtos de qualidade, com regularidade e preços competitivos.

Já o projeto Inclusão Produtiva e Sustentabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis de Boquim visa favorecer a organização e sustentabilidade dos catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento da cooperativa, visando sua inclusão social, geração de renda e mudanças da qualidade de vida. Ele desenvolve ações de cidadania, prevenção à saúde, formação continuada e assistência social junto à cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

Fonte e foto: Ascom Sebrae

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *