Infarto mata radialista no centro de Aracaju
9 de outubro de 2023
Corpo de radialista será sepultado nesta terça em Aracaju
10 de outubro de 2023
Exibir tudo

Prefeitos discutem consórcio do transporte coletivo

Os quatro prefeitos voltam a se reunir na próxima quarta-feira

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), se reuniu, nesta segunda-feira (9), com os prefeitos de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo (PP), e Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo (MDB). A principal pauta do encontro foi a instalação do consórcio metropolitano do transporte coletivo da Grande Aracaju, processo que vem sendo coordenado pela capital sergipana. Durante a reunião, os gestores estabeleceram um cronograma de agendas para os próximos dias em que definirão as etapas seguintes para a instituição do órgão.

A primeira reunião ocorrerá na próxima quarta-feira (11), quando serão apresentados aos quatro prefeitos o diagnóstico do transporte coletivo da Grande Aracaju, que foi realizado pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), empresa contratada pela Prefeitura da capital no final do ano passado. Para Edvaldo, a reunião desta segunda foi “bastante positiva”.

“Nós tomamos a decisão de que vamos colocar o consórcio do transporte coletivo para funcionar. Esta é uma autarquia muito importante e que vai dar o pontapé inicial para que a tão sonhada licitação do transporte coletivo se torne realidade, melhorando, de maneira significativa, o sistema de transporte público da Grande Aracaju. Na próxima quarta-feira, a empresa que foi contratada pela Prefeitura de Aracaju apresentará, para nós quatro, todo o detalhamento dos estudos elaborados e, a partir desta apresentação, anunciaremos a data de instalação do consórcio do transporte coletivo da região metropolitana”, destacou Edvaldo.

Licitação do transporte

O prefeito ressaltou também que a meta é, até o início de 2024, ter o edital para a licitação do transporte coletivo. “Vamos trabalhar muito por este que é o nosso objetivo maior. Por isso, a nossa ideia é que até o início do próximo ano o edital esteja preparado para que possamos, enfim, ter a licitação do transporte coletivo. Mais do que um sonho, este é um compromisso que nós quatro firmamos com os cidadãos de Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro”, reiterou o gestor da capital sergipana.

Edvaldo lembrou ainda que a instalação do consórcio tem sido amplamente discutida, desde 2017, mas que, em virtude da pandemia, o processo precisou ser adiado. “Passado este momento, de enfrentamento do novo coronavírus, nós voltamos a nos reunir, a tratar da temática, e, agora, avançaremos ainda mais. Com a instalação do consórcio, que contará com representantes das quatro cidades e do Governo do Estado, todo o trabalho de gerenciamento do transporte coletivo das quatro cidades será realizado pelo órgão, como a lei determina”, completou.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *