Cerveja fica mais cara
5 de julho de 2022
Copa Brasil de Kart em Aracaju terá workshop com Rodrigo Piquet
5 de julho de 2022
Exibir tudo

Pré-candidatos brigam com as pesquisas

Por Adiberto de Souza *

As últimas pesquisas eleitorais divulgadas em Sergipe estão tirando o sono de certos pré-candidatos. Com baixa intenção de votos, estes postulantes a cargos eletivos resolveram brigar com as consultas populares, tidas por eles como inverídicas e feitas por encomenda de quem aparece na frente. Os insatisfeitos juram que lideram a pré-campanha, embora não apresentem dados comprovando o que dizem. Em vez disso, preferem desacreditar as pesquisas registradas na Justiça Eleitoral, sob o argumento de que elas não refletem a voz rouca das ruas onde, segundo garantem, são os preferidos da maioria dos eleitores. Antiga, essa queixa sinaliza que os reclamantes estão infectados pela chamada febre da vitória, “doença” que costuma provocar miragens e até calafrios. Como não tem remédio, este mal tende a se agravar quando a campanha eleitoral começar pra valer. Nesta segunda fase, os “enfermos” em quadro mais agudo perdem por completo a noção da realidade, entrando em pânico a cada pesquisa divulgada. Felizmente, a febre da vitória não é fatal e desaparece tão logo seja divulgado o resultado das eleições, confirmando a anunciada derrota dos ditos cujos. Misericórdia!

Esqueceram Telha

As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas que o Executivo sergipano e os pré-candidatos a governador fizeram vistas grosas às famílias do município de Telha atingidas pela repentina cheia do Rio São Francisco. Segundo as fofoqueiras de plantão, nem mesmo o postulante ao governo Fábio Mitidieri (PSD) lembrou de perguntar ao prefeito Flávio Dias (PSD), seu aliado político, se ele e a população estavam precisando de alguma ajuda. Enquanto os distintos cuidam de suas pré-campanhas, cerca de 200 pessoas sofrem com a inundação na Prainha da Adutora, no município de Telha. Crendeuspai!

Assédio condenado

Bancários de Sergipe promovem, hoje, um ato alusivo ao “Dia Nacional de Luta Contra o Assédio Sexual e Moral”. A manifestação vai ocorrer em frente à Caixa Econômica Federal, no centro de Aracaju. O protesto dos bancários ganhou força depois que Pedro Guimarães renunciou a presidência da Caixa após ter sido denunciado por assédio sexual e moral contra as empregadas daquela instituição. Além de Guimarães, o vice-presidente de atacado Celso Barbosa deixou a CEF também pelo mesmo motivo. O foco do dia de luta será o respeito às mulheres e a equidade de condições no trabalho.  Aff Maria!

Aula sobre campanha

O deputado federal Laércio Oliveira (PP) ficou satisfeito com o resultado da capacitação ‘Mulheres no Poder’, realizada ontem, em Aracaju. O evento visou preparar as pré-candidatas do partido para a campanha eleitoral que se avizinha. Segundo Laércio, que é pré-candidato ao Senado, o seu objetivo enquanto dirigente do PP é planejar o partido para que tenha quadros qualificados, com conteúdo político e que as mulheres entendam as estratégias necessárias para se fazer uma campanha de alto nível. Então, tá!

Violência criticada

Os Sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas de Sergipe condenaram a agressão física sofrida na cidade de Capela por repórteres das TVs Atalaia e Sergipe, além do portal a8.se. O crime aconteceu no último domingo, durante a tradicional Festa do Mastro promovida pela Prefeitura local. Enquanto os profissionais de comunicação registravam o cortejo, vândalos começaram a jogar pedras e lama no trio elétrico onde eles estavam, ferindo levemente as vítimas. A Polícia está investigando o fato. Desconjuro!

Me dá um dinheiro aí!

Logo após as convenções, a grande maioria dos candidatos a deputado estadual e federal vai perceber que o sonho da eleição é bem mais distante do que eles imaginam. Estes suplicantes cairão na real ao serem informados que o dinheiro do milionário Fundo Eleitoral é pra poucos. Só os medalhões dos partidos vão botar as mãos nessa grana, tão importante para custear uma campanha. Ao constatarem esta triste realidade, muitos candidatos descapitalizados e sem apoio das legendas vão desistir da empreitada. Para eles, será mais vantajoso virar cabos eleitorais bem remunerados dos pretendentes com bala na agulha e dispostos a pagar bem pelos “votos” dos desafortunados. Coisa da política!

Abra o olho capitão

Artigo do jornalista Marcos Cardoso deve tirar o sono do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o articulista sergipano, desde o fim do golpe militar, “os três presidentes da República que disputaram a reeleição e venceram lideraram desde sempre as pesquisas eleitorais. Fernando Henrique Cardoso (PSDB), reeleito presidente em 1998, em junho de 1997 já aparecia liderando na aferição do Datafolha, com 33,6% das preferências. O mesmo aconteceu com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reeleito em 2006, que em janeiro de 2005 já era disparado o candidato favorito, com 43%, segundo o mesmo instituto. E com Dilma Rousseff (PT), reeleita em 2014, que em junho de 2013 já mostrava larga vantagem em relação aos adversários, 49%, pesquisa também do Datafolha”. Marminino!

Novo deputado

O advogado Alexandre Figueiredo (MDB) toma posse hoje como deputado federal, em substituição a Fábio Mitidieri (PSD). O pessedista está se afastando da Câmara para se dedicar à sua candidatura ao governo de Sergipe. Ao desembarcar em Brasília, o emedebista se disse cheio de energia para trabalhar por todos os sergipanos. Filho do ex-vice-governador e ex-deputado federal Benedito Figueiredo (MDB), Alexandre teve 16.167 votos nas eleições de 2018, ficando na primeira suplência da coligação governista. Boa sorte!

Socorro ao transporte

Dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos vão à Brasília, na próxima semana, tratar sobre o socorro emergencial para o transporte coletivo. Foi o que decidiu a reunião da entidade conduzida pelo prefeito de Aracaju e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira (PDT). Ficou acertado que os gestores municipais vão dialogar com os deputados sobre o Projeto de Lei que estabelece um aporte de R$ 2,5 bilhões para custear a gratuidade oferecida pelo sistema de transporte aos idosos. A expectativa dos prefeitos é que este socorro às empresas chegue ainda este ano. Aguardemos, portanto!

Pisando em ovos

O governador Belivaldo Chagas (PSD) marcou para a próxima segunda-feira a reunião visando definir os nomes dos pré-candidatos a vice e ao Senado na chapa encabeçada por Fábio Mitidieri (PSD). À boca miúda é dado como certa a indicação da primeira dama de Aracaju, Danusa Silva (PDT), para disputar a vice-governadoria. Quanto ao postulante a senador dois nomes disputam a indicação: Laércio Oliveira (PP) e Jackson Barreto (MDB). Os governistas estão pisando em ovos, pois temem que quem for preterido pule a cerca pras bandas da oposição. Home vôte!

Lorota de botequim

De um bebinho, num boteco da zona norte de Aracaju: “Com tantos agentes de segurança pré-candidatos em Sergipe, a campanha eleitoral deste ano pode acabar virando um caso de Polícia”. Cala-te boca!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no aracajuano Jornal da Notícias, 20 de abril de 1932.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *