Querosene de aviação fica 7,3% mais caro
5 de novembro de 2022
A contradição de pedir intervenção militar, mas com Bolsonaro no poder
5 de novembro de 2022
Exibir tudo

Pré-Caju promove a democracia do cifrão

Por Adiberto de Souza *

O Pré-Caju, festa carnavalesca que acontece em Aracaju até amanhã, não é apenas uma animada micareta. Além de fazer a alegria de milhares de foliões, que se divertem ao som das bandas de axé music, o carnaval fora de época também atrai turistas que lotam os hotéis, usam taxi, gastam em bares e restaurantes e compram o nosso artesanato. Na própria avenida da alegria, entre um trio elétrico e outro, centenas de pequenos comerciantes aproveitam para vender de tudo: cerveja, água mineral, capeta, colares, chifres do diabo iluminados, perucas coloridas, abadás reformados, cachorro-quente e otras cositas más. É difícil calcular o volume de dinheiro que circula nas três noites desse verdadeiro mercado persa, mas é certo que a festa está fazendo a alegria de quem comprou abadás para desfilar nos blocos e daqueles que estão trabalhando na extensão da principal avenida da Orla de Atalaia. Supimpa!

Cidadania fake

Quando a gente pensa que já viu de tudo, a Câmara Municipal de Aracaju surpreende com a entrega de um falso título de cidadania. O engabelado com a honraria de mentira foi o ministro da Saúde, Rogério Queiroga. Ao menos é o que estão denunciando os vereadores Anderson de Tuca (PDT) e Linda Brasil (Psol). Segundo eles, a homenagem fake news foi articulada pelo também vereador pastor Diego (PP) e entregue ao ministro antes de ser aprovado pelo plenário. Segundo Linda, no desejo de homenagear alguém “que omitiu mortes pela Covid-19, o pastor Diego praticou um ato antidemocrático e antirregimental”. Home vôte!

Oposição requenguela

Uma coisa que o governador Belivaldo Chagas (PSD) não pode se queixar é da oposição na Assembleia. Em número reduzido, os opositores cumprem a missão de discursar contra o governo, enquanto este surfa em altas ondas, graças ao apoio da maioria do Legislativo. As críticas à gestão do pessedista partem geralmente dos sindicatos mais à esquerda e das ruas, onde o chamado “Zé Povinho” não perdoa quem está no poder. Em vez de cobrar as promessas de campanha não cumpridas, a oposição vive a bater cabeças. Portanto, não fossem as queixas naturais do funcionalismo e a voz rouca das ruas, o governo seria um mar de rosas para Belivaldo Chagas. Aff Maria!

Injeção de ânimo

Derrotado na disputa pelo governo de Sergipe, o senador Rogério Carvalho (PT) saiu da reunião com a militância, realizada em Aracaju, de alma lavada. Nos discursos inflamados, os aliados o chamaram de “líder”, “corajoso”, “guerreiro”, etéctera e tal. Empolgado com os elogios, Rogério estimulou a militância a fazer oposição ao governador eleito Fábio Mitidieri (PSD). O petista também se disse o representante do sentimento de mudança que o povo de Sergipe demonstrou nas ruas durante a campanha eleitoral. Então, tá!

E tome festa

E quem não se cansa de comemorar a vitória nas urnas é o governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). Ontem, o fidalgo participou de uma festa em Boquim, promovida pelo pai dele Luiz Mitidieri. Pelas redes sociais, Fábio disse que viveu “uma noite de muita alegria ao lado dos boquinenses e sergipanos de todo o estado, celebrando a vitória do governador filho da terra”. Também prometeu devolver o carinho e a confiança com muito trabalho. Fábio se elegeu no 2º turno com 623 mil 851 votos, bem mais do que os 582 mil 940 votos obtidos pelo adversário Rogério Carvalho (PT). Misericórdia!

Agora vai!

Os golpistas entrincheirados nas portas dos quartéis relutam em aceitar a derrota do capitão de pijama, fulminado nas urnas pelo presidente eleito Lula da Silva (PT). Após o fracasso dos bloqueios das rodovias, os bolsonaristas antidemocráticos prometem paralisar o Brasil com uma greve geral a partir da próxima segunda-feira. Resta saber o que pensam dessa paralisação os empresários do agronegócio. Eles também votaram em Jair Bolsonaro (PL), mas não querem nem ouvir falar em prejuízos. Ademais, seria bom que os golpistas combinassem antes com os trabalhadores, pois sem o apoio destes a prometida greve será um fracasso retumbante. Marminino!

Golpe no “golpe”

Militares do alto comando do Exército estão fechados no posicionamento de aceitar o resultado das eleições presidenciais e descartam qualquer possibilidade de intervenção ou golpe. Segundo a Rede CNN Brasil, a leitura interna é de que o pleito ocorreu dentro da lisura do processo eleitoral e que não houve fraude comprovada nas urnas eletrônicas. O site da CNN também revela que entre os generais de quatro estrelas o resultado das eleições é considerado página virada. Agora os militares já alinham os preparativos para a transição de governo e aguardam a divulgação do nome do novo ministro da Defesa. Ah, bom!

Prepare o bolso

A Petrobras elevou o preço do querosene de aviação em 7,3%, totalizando um aumento de 48,4% no ano. O reajuste do produto para as distribuidoras está em vigor desde o último dia 1º. Segundo a estatal, os aumentos praticados nos preços do querosene buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio. Como o combustível representa boa parte das despesas das empresas aéreas, em breve elas devem reajustar os preços das passagens. Só Jesus na causa!

Como e dorme

Como será que se sente o eleitor ao saber que, com raras exceções, os deputados e senadores só “trabalham” no Congresso três dias por semana? Diferente do operário, que acorda cedo todos os dias para enfrentar uma jornada de trabalho de oito ou mais horas, boa parte dos congressistas vai à Brasília na terça-feira, “enrola” por lá e retorna aos seus estados na quinta-feira. Além de terem praticamente todas as despesas pagas, os ilustres ainda recebem uma grana preta no final do mês. Portanto, essa turma de come e dorme não está pensando no trabalhador, mas nas mordomias do poder. Danôsse!

Chororô de derrotado

Aqui pra nós, muitos candidatos estão repetindo contrariados a música “Político”, do fantástico Dicró, que começa assim: “Dei cimento, dei tijolo/ Dei areia e vergalhão/ Subi morro, fui em favela/ Carreguei nenê chorão/ Dei cachaça, tira-gosto/ E dinheiro de montão/ E mesmo assim perdi a eleição/Traidor, traidor”. Como dizem lá em Carira: Se arrependimento matasse, muita gente já havia desistido dessa vida. Creindeuspai!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal O Maruinense, em 30 de agosto de 1891.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *