Inaugurada Sociedade Sergipana de Processualistas
29 de novembro de 2019
consumidores de energia solar querem vender excedente
29 de novembro de 2019
Exibir tudo

Praias de Sergipe monitoradas

O trabalho de monitoramento e limpeza de praias, estuários e rios vem sendo feito por 270 pessoas, além do Exército

Equipes do Ibama e do ICMbio vão, neste final de semana, à praia de Mangue Seco, em Jandaíra (BA),  para averiguar se ainda e há resíduos do óleo derramado no Atlântico. Por sua vez, alunos do curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe participação de limpeza das praias sergipanas.

Em nota, o Ibama e o ICMbio  informa que as equipes de campo seguirão realizando o trabalho de coleta de resíduos nas praias atingidas. Será feito ainda o monitoramento da presença de óleo no litoral norte e sul de Sergipe.

“Os órgãos públicos que fazem a Frente Unificada de Sergipe informam que o trabalho de monitoramento e limpeza de praias, estuários e rios do Estado continua com 270 pessoas de diversos órgãos, além de homens do Exército.

Orientações gerais:

  1. Os voluntários não devem descartar o óleo recolhido em lixo comum, e sim nos locais indicados pela Frente Unificada: Ecopontos da Petrobras. Posteriormente, os resíduos serão encaminhados para armazenamento temporário no Pólo de Gerenciamento de Resíduos Perigosos da Petrobras, em Carmópolis, onde aguardam a destinação final ambientalmente correta;
  2. A população que tiver contato com a substância oleosa e quando houver alguma reação adversa, deve procurar imediatamente atendimento médico;
  3. É fundamental o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas impermeáveis (preferencialmente PVC), calçados fechados, máscaras e protetor solar;
  4. Além disso, é extremamente perigoso a reutilização do material coletado;
  5. Faz-se necessário cuidado extra na retirada do material, para que seja removido o mínimo possível de areia, realizando uma raspagem superficial e a remoção de areia oleada.

O peixe-boi Astro segue sendo monitorado diariamente.

A equipe da Frente Unificada de Sergipe é composta pelos seguintes órgãos:

Marinha do Brasil, Ibama, Adema, Defesa Civil Nacional e Estadual, ICMBio, Superintendência do Patrimônio da União, SPU, Fundação Mamíferos Aquáticos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju – Sema, Universidade Federal de Sergipe- UFS,  Prefeitura Municipal da Barra dos Coqueiros.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *