Mega-Sena sorteia R$ 37 milhões nesta quarta-feira
5 de abril de 2023
Procon Aracaju divulga preços de pescados e ovos de Páscoa
5 de abril de 2023
Exibir tudo

Políticos condenados vivem livres, leves e soltos

Por Adiberto de Souza *

Uma das queixas do povo contra a Justiça é lerdeza como ela percorre o caminho entre o início de um processo até o trânsito em julgado. Quase que diariamente um político é condenado por prática de falcatrua, porém continua em atividade, geralmente cometendo novas malandragens contra o dinheiro público. Enquanto isso, os processos sobem, descem, retornam à origem e, de novo, voltam às instâncias superiores. Instituída em 2016, a prisão após condenação em segunda instância assustava os maus políticos, contudo, a derrubada deste entendimento pelo Supremo Tribunal Federal deixou a galera do mal livre, leve e solta. E é por conta dessa lentidão judicial que muitos sentenciados já se preparam para as eleições municipais de 2024. Portanto, diante de tamanha morosidade da Justiça, só resta ao povo punir nas urnas os mequetrefes de colarinho branco que, embora jurem inocência, colecionam processos de todos os tipos e para todos os gostos. Misericórdia!

Tá no páreo

E quem pensa cada vez mais em disputar a Prefeitura de Lagarto é o ex-deputado estadual Valmir Monteiro (PV). O distinto afirma que deseja se eleger para colocar um basta nos demandados da gestão de Hilda Ribeiro (SD), que foi vice dele e assumiu a Prefeitura com após Valmir ter sido cassado pela Justiça.  Hoje adversário da família Ribeiro, o ex-deputado denuncia que “falta medicamentos e um atendimento humanizado para o meu povo”. Caso Monteiro concretize a candidatura, a disputa pelo comando político de Lagarto será duríssima, pois além dos Ribeiro, a família Reis também estará no páreo. Marminino!

Ameaça esquecida

Alguém sabe dizer a quantas anda a investigação sobre uma possível ameaça de morte contra o empresário Luciano Barreto? No começo do março último, ele tornou público que estava sendo ameaçado após ter comprado briga com as cooperativas de imóveis. Chegou a dizer que não tem medo e que o anonimato é a arma de invejoso, covarde e criminoso. Presidente da Associação Sergipana de Obras Públicas e dono da Construtora Celi, Luciano revelou ter sido aconselhado por um amigo a ter cuidado para não levar um tiro. De lá pra cá, contudo, não se falou mais na ameaça, muito menos se a Polícia descobriu quem deseja a morte do empresário. Home vôte!

Canoa cheia

Com tantos governistas se insinuando para disputar a Prefeitura de Aracaju em 2024, o bloco da situação parece até uma canoa cheia. Diante disso, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e o governador Fábio Mitidieri (PSD) precisam ter muita perícia no manuseio do timão para vencer as turbulências rio abaixo. Basta uma pequena desavença entre os marujos para a embarcação virar, transformando uma possível vitória num grande naufrágio eleitoral. Aliás, antes de pensarem em terra firme na margem oposta, os governistas mais apressados devem ter sempre em mente o que diz a marchinha carnavalesca da saudosa Emilinha Borba: “Se a canoa não virar/ Olê olê olê olá/ Eu chego lá”. Crendeuspai!

Mulheres na política

A ex-senadora Maria do Carmo Alves (PP) tem estimulado a participação das mulheres na política. Ao visitar a sede do Partido Progressista, em Aracaju, a ex-parlamentar se colocou à disposição da campanha que a legenda realiza visando conscientizar o público feminino sobre a importância de disputar mandatos eletivos. Dona Maria também elogiou a atuação do senador Laércio Oliveira (PP), ocupante da cadeira que foi dela por três mandatos: “Ele fará um brilhante trabalho, para orgulho todos nós”, disse a pepista. Então, tá!

Quadro estável

O Hospital Unimed divulgou, ontem à noite, um boletim médico sobre o estado de saúde de Frei Enoque Salvador de Melo, 81 anos, que está internado, desde a última sexta-feira, com sérios problemas estomacais. Segundo a unidade de saúde, o paciente “encontra-se hospitalizado em leito de UTI. No momento, segue consciente, sem sinais de instabilidade hemodinâmica, respirando espontaneamente com auxílio de oxigenioterapia via cateter”. O boletim conclui informando que não há previsão de alta médica. Frei Enoque foi prefeito do município sergipano de Poço Redondo por três mandatos. Melhoras!

Pai da criança

E o senador Rogério Carvalho (PT) se apressou em agradecer ao presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, pela decisão da estatal de contratar dois navios-plataforma para o Projeto Sergipe Águas Profundas. O agradecimento deixa transparecer que a contratação só vai ocorrer graças à intervenção do petista junto a Prates. Na verdade, a decisão da Petrobras segue seu plano de investimento e o interesse em explorar o volume substancial de gás existente em nosso litoral. Para se ter uma ideia, o Projeto Sergipe Águas Profundas terá a capacidade de disponibilizar ao mercado até 18 milhões m³/dia de gás. Aff Maria!

Três novos museus

O governo de Sergipe pretende construir três museus no estado: sobre o Cangaço, o Vaqueiro e os Náufragos. O anúncio foi feito pelo próprio governador Fábio Mitidieri (PSD) ao receber em palácio a visita da neta e da bisneta de Lampião, respectivamente, Vera e Gleuse Ferreira. Ambas se fizeram acompanhar por Ézio Déda, diretor do Instituto Banese. Em 2020, quando era deputado federal, Mitidieri apresentou uma emenda ao Orçamento da União, no valor de R$ 200 mil, para a construção do Museu do Vaqueiro em Porto da Folha, município que realiza uma festa em homenagem à vaqueirama desde 1969. Ah, bom!

E tome aumento

Não bastasse as constantes faltas d’água nas torneiras, os sergipanos vão ter que pagar mais caro pelo péssimo serviço que a Companhia de Saneamento (Deso) oferece. Na fatura deste mês, os suplicantes se assustarão com o reajuste de quase 5% na tarifa da água. E esse presentinho de grego é retroativo a março passado. Como em muitos municípios sergipanos a água tratada falta por até 15 dias seguidos, o consumidor vai terminar pagando mais caro pelo ar que circula dentro dos canos vazios. Só Jesus na causa!

A natureza agradece

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou o Projeto de Lei dispondo sobre o resgate, captura, remoção, a proteção de abelhas e a flora. Autor da propositura, o vereador Breno Garibalde (União) disse que as abelhas são responsáveis por 70% da polarização dos alimentos. Lamentavelmente, a poluição tem acabado com boa parte dos enxames existentes na Grande Aracaju. O parlamentar ressaltou que o Projeto visa garantir proteção e recolhimento das abelhas. “Inclusive, já existe um local pra isso, que é o meliponário do Horto Florestal da Sementeira”, discursou Garibalde. Supimpa!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano O Nordeste, em 25 de dezembro de 1941.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

1 Comment

  1. Na UTI da Unimed? Coitado do Frei Enoque… Essa UTI da Unimed tem uma porta q dá direto pro céu. É a famosa morte certa. Pense num medo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *