Hoje é dia de posse no Tribunal de Contas de Sergipe
11 de dezembro de 2023
Em Sergipe, celular explode em loja de manutenção
11 de dezembro de 2023
Exibir tudo

Politicamente, este ano já deu o que tinha de dar

Por Adiberto de Souza *

Embora o calendário 2023 ainda se arraste até 31 de dezembro, em termos políticos este ano acabou, bateu as botas. A Assembleia Legislativa e as câmaras municipais estão à beira do recesso parlamentar, enquanto os chefes dos executivos estadual e municipais já vivem o clima de fim de feira. Claro que os pré-candidatos às eleições de 2024 vão continuar se movimentando, gerando fatos que os mantenha na imprensa e nas redes sociais. Eles sabem, porém, que a grande maioria dos sergipanos vai se ocupar com as festas natalinas e o réveillon, evento que promete ser dos mais animados aqui pras bandas de Aracaju. Portanto, até depois do carnaval viveremos esse período de maré morta. A classe política vai preferir carregar as baterias para a campanha eleitoral, que só deve começar pra valer depois da abertura da janela partidária, lá pra março de 2024. No mais, quase tudo que se publique sobre política partidária será diálogo flácido para acalentar bovino. Misericórdia!

Prefeito injuriado

Não chamem para a mesma confraternização natalina o prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas (MDB), e o ex-gestor José Arinaldo Filho (PP), pois pode ocorrer empurra-empurra. O emedebista está por aqui desde que a rádio Educadora, pertencente ao adversário dele, lhe negou direito de resposta. Após ter sido criticado pela emissora, Anderson foi até lá para se defender, mas lhe bateram a porta na cara. Agora, o prefeito promete recorrer à Justiça para garantir o direito de resposta. Essa pendenga promete. Crendeuspai!

Testando a liderança

No próximo ano, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), terá que provar se, de fato, é um líder político, sob pena de naufragar nas intrigas paroquiais do interior. Veja, a seguir, algumas incógnitas: em Lagarto, por exemplo, Mitidieri apoiará o candidato a prefeito dos Reis ou dos Ribeiro? E em Itabaiana, marchará com Luciano Bispo (MDB) ou com Maria Mendonça (PDT)? E em qual palanque o governador subirá em Socorro? A disputa pela Prefeitura de Aracaju será outro teste de fogo para o pessedista provar que é líder. Esforçado e festeiro por natureza, Mitidieri carecerá de outros atributos se quiser manter a unidade do grupo político, fundamental para a reeleição dele em 2026. Marminino!

Virou moda

A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda decretou recesso administrativo “de final de ano, ressalvando os serviços essenciais”. Apesar de absurda, a decisão do prefeito Otávio Silveira Sobral (PP) não é novidade, pois antes dele o gestor de Canindé, Weldo Mariano (PP), baixou um decreto idêntico. Diante da grande repercussão negativa, o petista voltou atrás e as secretarias municipais retomaram o atendimento ao público. Seria bom que o diligente Tribunal de Contas de Sergipe desse um baculejo na Prefeitura de Itaporanga para averiguar os reais motivos desse estapafúrdio recesso administrativo.  Arre égua!

Troca de postos

Políticos de A a Z devem prestigiar, hoje, a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas de Sergipe. A conselheira Susana Azevedo assumirá a presidência do TCE em substituição a Flávio Conceição, que tomará posse como vice. Já o conselheiro Luis Alberto Meneses será empossado na Corregedoria-Geral. Por indicação da nova presidente, a Escola de Contas do TCE será conduzida pelo conselheiro José Carlos Felizola, enquanto a Ouvidoria ficará a cargo da conselheira Angélica Guimarães. Antes de chegar ao Tribunal de Contas, Susana foi vereadora de Aracaju e deputada estadual. Ah, bom!

Seca braba

Com 10 municípios em situação de emergência, Sergipe sai de 2023 e entra em 2024 com 63.872 pessoas afetadas pela seca, tendo pelo menos 50% delas assistidas, com direito a água fornecida por caminhões-pipa. Estão com emergência reconhecida pelo governo federal os municípios de Carira, Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Tobias Barreto, Poço Verde, Pinhão e Monte Alegre. Aguardam o reconhecimento Poço Redondo, Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória. Esta informação foi publicada pelo jornalista Eugênio Nascimento no blog Primeira Mão.

Taxa condenada

O deputado estadual Marcos Oliveira (PL) está convencido que a taxa de esgoto cobrada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) é totalmente ilegal. De acordo com o ilustre, não é justo pagar a tal taxa sem que a estatal possua uma política tarifária clara e disponibilize com os consumidores uma detalhada planilha de custos. Marcos garante que o dinheiro do povo vai continuar descendo pelo ralo enquanto a Deso não explicar direitinho quanto gasta para fazer a coleta de esgoto. Então, tá!

Brasilzão desigual

O sistema tributário brasileiro provoca um tipo mais profundo de injustiça, pois onera proporcionalmente os mais pobres em relação aos mais ricos. Estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos revela que os 10% mais pobres da população comprometem 32% da renda com o pagamento de tributos. Para os 10% mais ricos, o peso dos tributos cai para 21%. Nos 10% mais pobres da população, 68,06% são negros e 31,94%, brancos. A faixa mais desfavorecida é composta por 45,66% de homens e 54,34% de mulheres. Uma lástima!

Grana bloqueada

Carira e Malhador aparecem na relação dos 22 municípios brasileiros que, até a última quarta-feira, estavam bloqueados para receber o pagamento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O primeiro decêndio de dezembro foi pago na sexta-feira passada. Reportagem do site Brasil 61 revela que o bloqueio da grana ocorreu porque as prefeituras estão com alguma irregularidade no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), seja débito com a União ou questões previdenciárias. O não recebimento dos valores pode gerar problemas no orçamento dos municípios. Só Jesus na causa!

Vieira contra Yandra

O senador Alessandro Vieira (MDB) garante que nem que a vaca tussa ele apoiará uma candidatura da deputada federal Yandra de André (União) à Prefeitura de Aracaju. Entrevistado sobre tal hipótese, o emedebista foi curto e grosso: “Não há possibilidade de eu injetar a minha energia, o meu esforço num projeto que entregue o cofre de Aracaju a André Moura”. Segundo o senador, é impossível apoiar gente que, quando chega no poder, só quer se aproveitar do cofre público. Acusado de improbidade, o pai de Yandra foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a oito anos de cadeia e ficou inelegível por cinco anos. Cruz, credo!

Projeto contra trans

A deputada estadual Linda Brasil colocou a boca no trombone contra o Projeto de Lei de autoria do deputado Luizão Dona Trampi (União) proibindo a participação de pessoas trans em competições esportivas. Segundo a parlamentar, “essa iniciativa do deputado bolsonarista somente contribui para estimular o ódio”, além de ser “uma tentativa escancarada de aniquilamento das nossas existências”. Linda ressalta que a transfobia é crime, tal qual o racismo. Por fim, a deputada disse esperar que a Comissão de Constituição e Justiça cumpra com o seu papel, rejeitando a indecorosa propositura. Home vôte!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no aracajuano Diário da Tarde, em 30 de dezembro de 1933.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *