Combustíveis podem aumentar por causa da guerra
9 de outubro de 2023
Novas regras para rótulos de alimentos já estão valendo
9 de outubro de 2023
Exibir tudo

Polícia Militar orienta como evitar furtos em residências

A Polícia Militar deve ser acionada em casos de furtos, roubos e arrombamentos

A Polícia Militar de Sergipe informa que a população precisa adotar alguns cuidados para evitar os crimes patrimoniais como furtos e invasões a imóveis. Para tanto é necessário estar atento à rotina para perceber eventuais comportamentos suspeitos e também incrementar a segurança com câmeras, por exemplo. Para aumentar a sensação de segurança, a Polícia Militar reuniu orientações para a população.

Uma das principais dicas é estar atento à rotina, conforme evidenciou a tenente Vanessa Oliveira, da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar. “Evitar pegar sempre aquele mesmo percurso e os horários de chegada e saída de casa porque, muitas vezes, a pessoa que está interessada em fazer o furto ou arrombamento fica observando a rotina das pessoas. Essa situação torna o ambiente propício para invasões ou até mesmo para abordagens e roubo”, explicou.

Esse cuidado com a rotina também envolve o ato de observar o entorno da residência, além da instalação de equipamentos de segurança. “Observe o movimento da rua e se existem pessoas com atitudes suspeitas nas imediações de sua residência. É importante observar o comportamento suspeito já que as pessoas que têm esse intuito de furtar ou arrombar uma residência ficam observando por dias a movimentação de um imóvel”, alertou a tenente Vanessa Oliveira.

Lâmpadas com sensores

Outra dica é utilizar equipamentos que dificultem a percepção de imóvel vazio, conforme orientou a integrante da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar. “É possível também instalar lâmpadas com sensores de luminosidade e sensores de movimento, pois a pessoa interessada em invadir ou arrombar uma residência ficará confusa sobre a presença ou não de alguém no imóvel. Mas, também é preciso fazer a manutenção de portões, portas e janelas para criar esse obstáculo”, acrescentou.

Para reforçar a segurança dos imóveis, também é recomendado instalar equipamentos tecnológicos, assim como descreveu a tenente Vanessa Oliveira. “Há diversos tipos de equipamentos de segurança, como as mais variadas câmeras, tanto noturnas, quanto aquelas com sensibilidade térmica. É importante ter a liberdade de poder viajar, mas também é preciso ter o devido cuidado com sua residência para ter uma viagem mais tranquila”, citou a integrante da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar.

Acione a Polícia Militar

Em situações envolvendo crimes de furtos, roubos e arrombamentos, a Polícia Militar pode ser acionada. Para esse acionamento, a vítima ou qualquer pessoa pode acionar as equipes da corporação por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. Os operadores do Ciosp irão solicitar as principais informações sobre o caso para agilizar o direcionamento dos policiais militares para o local da ocorrência.

Fonte e foto: GS

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *