Leia o resumo dos jornais desta quarta
19 de julho de 2017
Premiada pesquisa que criou larvicida contra Aedes
19 de julho de 2017
Exibir tudo

Pobres de Marré deci

Sem dinheiro para concluir o pagamento das aposentadorias relativas a junho último, o governo de Sergipe vai atrasar o próximo repasse dos recursos obrigatórios para o Judiciário e o Legislativo. Isso significa que os dois primos ricos do Executivo também devem atrasar as aposentadorias e salários de seus servidores. Antigo, a falta de dinheiro no cofre do governo é um problema que deve perdurar por muito tempo, pois a atual gestão não sabe como estancar a sangria de recursos na previdência estadual. Além disso, carece de uma moderna política de arrecadação e, perdulário, não se cansa de desperdiçar dinheiro com a contratação de apadrinhados para cargos comissionados. Mesmo sem qualquer culpa, os pobres dos servidores e aposentados estão pagando caro pela falta de gestão do governo.  Lastimável!

Quem me quer?

O sonho de consumo do PRB de Heleno Silva é disputar uma cadeira no Senado juntamente com o governador Jackson Barreto (PMDB). O desejo é tanto que o partido ameaça deixar a base governista se for excluído da chapa majoritária. O diabo é que a oposição não tem demonstrado interesse nos “passes” de Heleno e do deputado federal Jony Marcos. Quem tudo quer, tudo perde!

Pires nas mãos

E o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), foi à Brasília tentar liberar alguns recursos federais. Na agenda, uma visita ao gabinete do deputado federal André Moura (PSC), líder deste governo temerário. Apesar de adversário político do comunista, o parlamentar cristão não se nega a ajudar a administração da capital. Melhor assim!

Fuja da Caixa

A Caixa Econômica Federal ficou no topo do ranking de reclamações do Banco Central. No último trimestre, o banco oficial pulou do terceiro para o primeiro lugar, com mais de o dobro de reclamações do segundo colocado, o Santander. O terceiro em reclamações é o Bradesco, seguido pelo Banco do Brasil.

Fim de linha

Acusado de participação no assassinato do ex-deputado estadual Joaldo Barbosa, o sentenciado Rosemberg Marques foi morto a tiros no centro de Aracaju. O criminoso o atraiu para a porta de um consultório odontológico e o alvejou nas costas. Condenado a 19 anos pelo crime contra o deputado, Rosemberg ganhou o direito ao regime semiaberto e usava tornozeleira eletrônica desde abril passado.

Quase seco

Uma péssima notícia para quem depende do Rio São Francisco: a Agência Nacional de Águas determinou a redução na liberação mínima de água para os reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e Xingó, em Sergipe. Portanto, desde ontem, os dois reservatórios deverão liberar uma média mínima diária de 550 m³/s de água.

Mar vermelho

Partidos políticos e movimentos sociais, como o MST, começam a se mobilizar para a visita do ex-presidente Lula (PT) a Sergipe. A caravana do petista deve percorrer o Nordeste a partir do próximo dia 16, começando pela Bahia. As visitas do petista a Lagarto e Itabaiana fazem parte da agenda de Lula como pré-candidato a presidente da República, além de ser o seu primeiro grande ato após ter sido condenado a 9,5 anos de prisão.

Sem camisinha

E os jovens entre 15 e 24 anos são os que menos usam camisinha na hora do vamos ver. Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas indica queda no uso regular do preservativo nessa faixa etária. Com parceiros eventuais o uso caiu de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013. Já com parceiros fixos a queda foi de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013. Por conta disso, houve o aumento dos casos de Aids em jovens de 15 a 24 anos. Horrível!

Governo burguês

O governo de Sergipe tem movido paus e pedras para defender as belas mansões construídas pela burguesia em área de preservação permanente na praia do Saco, em Estância. Numa reunião realizada ontem em Palácio, ficou decidido que o estado fará todo que estiver ao seu alcance para impedir a demolição das belas moradias, como deseja o Ministério Público Federal. Enquanto defende quem destruiu o mangue, as lagoas naturais e dunas, o governo usa a polícia para escorraçar miseráveis que invadiram terrenos na periferia de Aracaju. Cruz credo!

Não é montaria

Ex-aliados políticos, o governador em exercício Belivaldo Chagas (PMDB), o senador Antônio Carlos Valadares e o deputado federal Valadares Filho – ambos do PSB – vivem se bicando. A última de Vavá foi insinuar que o hoje adversário tem o pescoço grosso. Informado sobre a estocada do ex-amigo, Chagas alertou pai e filho que “em meu pescoço ninguém monta”. Misericórdia!

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *