Consumo de energia elétrica segue com bandeira verde
25 de novembro de 2023
Este sábado é dia de vacinar gatos e cachorros
25 de novembro de 2023
Exibir tudo

Petrobras tem solução para a crise das Fafen’s

Em nota, A Unigel repudia quaisquer ataques à sua história

A Petrobras informou que negocia para o curto prazo um contrato de tolling (aluguel-serviço) com o grupo Unigel para viabilizar as fábricas de fertilizantes nitrogenados (fafen’s) de Sergipe e da Bahia. Nesse modelo, a estatal entra com o gás natural e fica com os fertilizantes produzidos, pagando apenas pelo uso das plantas. “Eles continuariam pagando o arrendamento. A gente entrega gás e eles nos entregam ureia”, O diretor de Processos Industriais da petrolífera, William França.

Há meses, a Unigel ameaça fechar as duas Fafen’s sob a alegação que o preço do gás natural cobrado pela Petrobras inviabiliza a produção de ureia. O grupo empresarial chegou a suspender as atividades nas duas unidades, dando avisos prévios aos 384 empregados da fábrica localizada na Bahia. A Unigel também informa que queda acentuada dos preços de fertilizantes e petroquímicos no mercado internacional contribuiu para o agravamento da crise financeira.

A unidade de Sergipe possui capacidade instalada de produção de ureia de 1.800 t/dia, sendo capaz de comercializar amônia, gás carbônico e sulfato de amônio (também usado como fertilizante). Já a Fafen-BA é uma unidade de fertilizantes nitrogenados com capacidade instalada de produção de ureia de 1.300 t/dia, sendo capaz de comercializar amônia, gás carbônico e agente redutor líquido automotivo (Arla 32).

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *