Com aplicativo SOS Maria da Penha, Prefeitura amplia ações de proteção e cuidado às mulheres em Aracaju
13 de março de 2024
Reitor questiona tentativa de “atropelar” norma eleitoral
13 de março de 2024
Exibir tudo

Petrobras prevê plataforma própria para operar em Sergipe

Carlos Travassos falou sobre plataformas para o Projeto Sergipe Águas Profundas

A Petrobras prevê construir plataformas próprias para o projeto de produção de óleo e gás no Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP) caso a licitação para afretamento não seja viável. Esta informação é do diretor executivo de Engenharia, Tecnologia e Inovação da petrolífera, Carlos Travassos.

O cenário complicado para a contratação de navios-plataforma (FPSOs) no mercado internacional está reacendendo debates sobre o financiamento da construção nacional e o Fundo de Marinha Mercante (FMM). Segundo o site de notícias EPBR, no caso de Sergipe, a estatal lançou em abril do ano passado licitação para afretar dois FPSOs, com capacidade de produzir 120 mil barris por dia cada, mas a concorrência já teve o prazo prorrogado três vezes, em meio a um ciclo de alta no mercado global.

O projeto SEAP prevê a produção de 240 mil bpd de petróleo e a exportação de até 18 milhões de m³/d de gás natural a partir de 2028, segundo a última revisão do plano estratégico da Petrobras. Estudo da Fundação Getúlio Vargas Energia mostra que o potencial de Sergipe pode ser bem maior, com uma oferta de até 40 milhões m³/dia de gás natural a partir do uso do Terminal de GNL da Eneva e o gás onshore, distribuído por meio de Gás Natural Liquefeito (GNL) em pequena escala e Gás Natural Comprimido (GNC).

Fonte: Portal EPBR (Foto:GS)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *