Sergipe é o vice-lanterna do Nordeste em empregos
3 de outubro de 2023
PF começa a emitir novo passaporte
3 de outubro de 2023
Exibir tudo

Petista diz que o governo Mitidieri não é transparente

Por Adiberto de Souza *

O governo de Sergipe não está sendo transparente quanto ao pagamento do piso salarial dos enfermeiros e enfermeiras. Esta acusação é do senador Rogério Carvalho (PT). Segundo ele, o Executivo sergipano erra ao transformar uma remuneração definitiva em abono salarial, que pode ser retirado ao bel-prazer do gestor de plantão. Em discurso na tribuna do Senado, o parlamentar petista afirmou que a gestão de Fábio Mitidieri (PSD) tem sido imprudente “na aplicação da lei que foi aprovada pelo Congresso Nacional”. Rogério prosseguiu acusando o governo estadual de excluir profissionais do benefício do piso salarial sem, para tanto, usar critérios transparentes: “O piso é para a categoria, para a profissão de enfermagem”, enfatizou Carvalho. Seria bom que o governador Fábio Mitidieri fosse a público negar as acusações feitas pelo senador, pois se ficar calado permite à sociedade sergipana suspeitar que é verdadeira essa grave denúncia contra a gestão estadual. Misericórdia!

Uma nova ponte

Políticos de Sergipe e de Alagoas prestigiam, hoje, em Brasília o lançamento do edital da licitação para a construção de uma ponte ligando os dois estados. Presidida pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), a solenidade será prestigiada pelos governadores de Sergipe e Alagoas, respectivamente, Fábio Mitidieri (PSD) e Paulo Dantas (MDB). A ser construída sobre o Rio São Francisco, a ponte ligará os municípios de Neópolis (SE) e Penedo (AL). Com investimento de R$ 500 milhões, a ponte terá cerca de 2,5 km de extensão, com pilares de até 100 metros de altura entre a fundação e a base. Aff Maria!

Na vice-lanterna

Sergipe foi o vice-lanterna do Nordeste na geração de empregos, em agosto passado. Segundo os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o campeão de empregos gerados na região foi Pernambuco, com 15.566 novos postos de trabalho. Em seguida aparecem Bahia (+11.518 vínculos), Ceará (+10.932 vagas), Paraíba (+8.782 postos), Rio Grande do Norte (+5.975 postos), Alagoas (+3.383 vagas), Piauí (+2.764 empregos celetistas), Sergipe (+2.445 vínculos) e Maranhão (+2.409 vagas). No total, o Nordeste registrou 63.774 novos postos. Então, tá!

Alta médica

A vereadora aracajuana Ângela Melo (PT) recebeu alta médica, ontem, após ter passado quase três meses na UTI do Hospital Primavera, em Aracaju. Ela se sentiu mal no dia 6 de julho, tendo chegado à unidade hospitalar com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas foi diagnosticada com pneumonia. Desde então, ficou na UTI. A Assessoria da professora Ângela Melo informou que ela se encontra em sua residência para continuar o tratamento ao lado da família. Melhoras!

Troca de postos

Após ter passado 15 dias na China, em missão oficial, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) reassumiu, ontem, a Prefeitura de Aracaju, que vinha sendo tocada pelo vereador Ricardo Vasconcelos, presidente da Câmara Municipal. A viagem do pedetista ao país asiático foi dividida em duas etapas. A primeira ele cumpriu como presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e a outra se concentrou no fortalecimento das relações com Yantai, cidade-irmã de Aracaju. Após reassumir a Prefeitura, Nogueira foi homenageado com a Medalha do Mérito Bombeiro Militar de Sergipe. Ah, bom!

Abra o olho

A exposição às telas de computadores, celulares e tablets por crianças e adolescentes pode afetar o sono, a atenção, o aprendizado, o sistema hormonal, a regulação do humor, o sistema osteoarticular, a audição e a visão. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, para crianças de 2 a 5 anos de idade, a recomendação é de uma hora por dia de permanência, ao todo, à frente de televisões, celulares, tablets e videogames. Acima dessa idade é recomendável o tempo de até duas horas. Cruzes!

Ganhou, mas não levou

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), lembrou que, há um ano, “o povo de Sergipe viu a liberdade de escolha ser ceifada”. O líder político se refere à decisão da Justiça Eleitoral em torná-lo inelegível, punição que foi retirada pelo mesmo Poder Judiciário logo após o 2º turno das eleições de 2022. Não fosse essa questão jurídica, Valmir certamente teria sido eleito governador. Ele teve 457.922 votos no 1º turno, enquanto Rogério Carvalho (PT) ficou em segundo lugar com 338.796 votos. Com 294.936 votos, Fábio Mitidieri (PSD) nem teria passado para o 2º turno e, portanto, não seria o atual governador. Marminino!

Amnésia política

Responda rápido: nas eleições de 2020, quais foram seus candidatos a prefeito e a vereador? Não lembra? Avexe-se não, pois você não é a única vítima desse esquecimento crônico. Boa parte do eleitorado também não sabe mais pra quem deu o voto nem nas eleições do ano passado. Isso acontece não por culpa do eleitor, mas porque a maioria dos políticos eleitos realizam mandatos medíocres. Muito por conta dessa amnésia política, o Brasil vive há anos numa maré de sapos dos diabos. Crendeuspai!

Conversa mole

O MDB e o PDT exibem, de hoje até sábado próximo, suas propagandas partidárias em rede nacional de rádio e televisão. Os dois partidos terão inserções na programação noturna das emissoras da seguinte forma: hoje, na quinta-feira e no sábado, sempre entre 19h30 e 22h30. No total, o MDB terá direito a doze minutos e meio. Já o PDT contará com um minuto, sendo trinta segundos na quinta e trinta segundos no sábado. No segundo semestre deste ano, o MDB tem direito a outros 20 minutos. Já o PDT contará com 20 inserções, com um tempo total de 10 minutos. Prepare os “oiças” para ouvir o lero-lero dos políticos. Home vôte!

Agora vai!

Pela vontade do Ministério Público Federal, os governos federal e de Sergipe terão que colocar em funcionamento de imediato o novo Terminal Pesqueiro Público de Aracaju. Nesse sentido, o MPF ajuizou uma ação civil pública pedindo o início das atividades do terminal e o imediato fechamento do imundo pardieiro onde se comercializa pescados e mariscos. O governo federal promete publicar um edital convocando quem queira administrar o novo terminal, porém o MPF quer o funcionamento imediato e sob a administração pública. Tá certíssimo!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

Publicado no Jornal O estado de Sergipe, 15 de janeiro de 1936.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *