Escolhidas listas tríplice de advogados para o TRE
19 de abril de 2023
Receita libera consulta a lote de restituição do IR nesta quinta
20 de abril de 2023
Exibir tudo

Pequenos negócios geram 1.130 empregos em Sergipe

Os números sinalizam a retomada dos empregos com carteira assinada

Um levantamento realizado pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revela que as micro e pequenas empresas (MPE) sergipanas criaram 1.130 postos de trabalho no mês de fevereiro, o que representa 88,7% das vagas abertas.

O resultado levou o estado a ocupar a segunda colocação, em termos proporcionais, no Nordeste entre os estados que criaram mais empregos no período. O dado ganha ainda mais importância quando comparado à situação presenciada nas médias e grandes empresas. Nesses locais, ao contrário das MPE, o saldo entre contratações e demissões foi zero.

O levantamento mostra que o setor de serviços foi o principal responsável pela abertura de novas vagas. Somente nesse setor foram gerados 669 empregos. Também merece destaque a indústria de transformação, que contribuiu com a criação de 387 postos de trabalho.

Outros segmentos que também registraram números positivos foram a construção civil (197), indústria extrativa mineral (40) e serviços de utilidade pública (22). Os destaques negativos ficaram com o comércio, responsável pelo fechamento de 93 vagas com carteira assinada, e o setor agropecuário, com 92 postos fechados.

Como micro e pequenos são considerados os empreendimentos com até 99 empregados nas indústrias de transformação e extrativa mineral, além da construção civil, e até 49 funcionários nos setores de comércio, serviços, agropecuária e serviços de utilidade pública. O Sebrae adota essa metodologia por não ser possível apurar o porte das empresas, com base nos dados do Caged, aplicando-se os critérios definidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (que leva em consideração o faturamento dos empreendimentos).

“Os números sinalizam que a retomada dos empregos com carteira assinada está acontecendo de forma mais rápida nos pequenos negócios. Embora esteja ainda abaixo do desejado por todos, isso mostra uma melhora no cenário econômico, com o aumento da confiança por parte dos empresários e dos investimentos realizados por eles”, explica a superintendente do Sebrae em Sergipe, Priscila Felizola

Início de ano positivo

No primeiro bimestre, o saldo de contratações e demissões ficou positivo em 457 postos de trabalho. Os destaques ficaram por conta dos setores de Serviços (779) e Construção Civil (543).

Nas médias e grandes empresas foram criadas 15 vagas de trabalho com carteira assinada nos dois primeiros meses do ano. O setor de Serviços foi responsável pela criação de 17 vagas, enquanto na Indústria de Transformação foram fechadas duas vagas. Nos demais setores não foram registradas movimentações de contratações ou demissões.

Quando se analisa os últimos doze meses, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de 10.908 empregos com carteira assinada. Já nas médias e grandes, o saldo foi de 214 postos gerados.

Fonte e foto: Sebrae/SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *