Sergipe recebeu mais de 64 mil vacinas neste sábado
18 de setembro de 2021
Os 100 anos de Paulo Freire
19 de setembro de 2021
Exibir tudo

Paulo Freire vive

Por Marcos Cardoso*

A Universidade Federal de Sergipe concedeu a Paulo Freire, em novembro de 2018, o título de doutor honoris causa. A viúva e sucessora legal Ana Maria Araújo Freire, a Nita Freire, recebeu o diploma das mãos da então vice-reitora Iara Campelo.

O educador, cujo centenário de nascimento é comemorado agora, é o brasileiro com mais títulos desse porte, mais de 40 concedidos por universidades de todo o mundo, incluindo Harvard, Cambridge, Barcelona, Massachusetts, Lisboa, Havana e Oxford.

Mas esse título da UFS tem um significado especial: foi o primeiro concedido a ele depois de políticos terem ameaçado “expurgar a ideologia de Paulo Freire”. Como se isso fosse possível.

Paulo Freire dá nome a mais de 30 institutos em países diversos, da África do Sul à China, de Israel aos Estados Unidos, e há cátedras lecionando sobre ele em outras tantas universidades. Dentre muitos, ele recebeu o Prêmio de Educação para a Paz, da Unesco, em 1986.

A homenagem prestada pela UFS integrou a comemoração pelos 50 anos da universidade sergipana. O Colóquio Paulo Freire, inserido na Semana Acadêmica, lotou o auditório da reitoria, tamanho o interesse pelo tema. E pelo nome do célebre educador, Patrono da Educação Brasileira desde 2012.

O momento foi também de comemorar os 50 anos de sua obra mais emblemática, “Pedagogia do Oprimido”, livro de 1968, escrito durante o exílio no Chile, onde ele firmou o conceito de educação como “prática da liberdade”, o meio pelo qual homens e mulheres lidam de forma crítica com a realidade e descobrem como participar na transformação do seu mundo.

Segundo Paulo Freire, nenhuma pedagogia que seja verdadeiramente libertadora pode permanecer distante do oprimido, tratando-os como infelizes e apresentando-os aos seus modelos de emulação entre os opressores. Os oprimidos devem ser o seu próprio exemplo na luta pela sua redenção.

Ele ataca o que chamou de conceito “bancário” da educação, em que o aluno é visto como uma conta vazia a ser preenchida pelo professor. E observa que transformar os alunos em objetos receptores é uma tentativa de controlar o pensamento e a ação, levando homens e mulheres a ajustarem-se ao mundo e inibindo o seu poder criativo.

Assim, o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído. Libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.

Ele nasceu (em 19 de setembro de 1921) e se revelou no Recife quando sua teoria funcionou no que ficou conhecido como método Paulo Freire de alfabetização, que consegue fazer o analfabeto ler e escrever em pouco mais de um mês, trabalhando a partir do universo vocabular do aluno.

Um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. É a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.

Em 2016, duas pesquisas demonstraram o impacto de sua obra a nível mundial. Uma pesquisa com mais de um milhão de programas de estudos de universidades dos países anglófonos descobriu que “Pedagogia do Oprimido” é o 99º livro mais citado, fazendo do pedagogo o único brasileiro entre os 100 mais citados e o segundo mais bem colocado no campo da educação.

E uma pesquisa da Escola de Economia e Ciência Política de Londres constatou que “Pedagogia do Oprimido” é o terceiro livro mais citado mundialmente na área das Ciências Sociais.

O professor Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire, lamenta que o educador reconhecido internacionalmente por suas contribuições às ideias pedagógicas estivesse, nos últimos anos, ameaçado de ser expurgado da educação brasileira.

Gadotti lembra que não é a primeira vez que suas ideias são ameaçadas. O autor de “Pedagogia do Oprimido” foi preso e exilado no período da ditadura. Sua resposta ao cerceamento foi um convite ao diálogo e à coragem de lutar: frente à violência, ao silenciamento, a luta pelo direito à liberdade de expressão, ao pensamento crítico.

Semelhante a outros gênios, Paulo Freire foi menos lido do que deveria e ainda menos compreendido. Embora Nita Freire, aos 87 anos, afirme que hoje ele é mais lido do que em 1997, quando morreu, aos 75 anos.

O certo é que as ideias de Paulo Freire não são uma unanimidade, mas continuam bem vivas. E não há ameaça autoritária que consiga apagá-las.

Uns e outros passarão, mas Paulo Freire continua vivo.

É jornalista e escritor. Foi diretor de Redação do Jornal da Cidade, secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju, diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Sergipe e é servidor de carreira da UFS. É autor dos livros “Sempre aos Domingos – Antologia de textos jornalísticos” e do romance “O Anofelino Solerte”.

Compartilhe:

1 Comment

  1. Adelson Aquino dos Santos disse:

    O povo continua oprimido, na medida em que elegem opressores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *