Leia o resumo dos jornais desta segunda
25 de setembro de 2017
Partidos em formação duplicam em dois anos
25 de setembro de 2017
Exibir tudo

Pau de galinheiro

O Legislativo brasileiro foi corroído pela corrupção. Boa parte dos parlamentares se elege pensando unicamente em se locupletar, roubar os recursos públicos para fazer fortuna rápida. Melhor exemplo disso é a Operação Lava Jato, que deixou o Congresso mais sujo do que pau de galinheiro. Aqui em Sergipe a coisa não é diferente: Deputados estaduais foram cassados sob a acusação de terem metido a mão grande nas verbas de subvenção da Assembleia. Ex-vereadores de Aracaju respondem na Justiça por terem, segundo a Polícia, embolsado as verbas indenizatórias. Basta estes poucos e tristes exemplos para justificar uma rigorosa faxina, desde o Congresso até a menor câmara de vereadores do país. Em 2018, caberá ao eleitor usar o voto para limpar o Legislativo, passar óleo de peroba na cara safada de boa parte dos políticos e eleger quem realmente esteja comprometido com as reivindicações populares. Tomara que essa assepsia seja feita nas próximas eleições, principalmente na Câmara Federal e no Senado, onde a maioria parlamentar tem votado sistematicamente contra o povo.

Tá na fita

O médico Emerson Costa (Rede) deve disputar o governo de Sergipe. A candidatura será oficializada no próximo mês, assim como os dos postulantes às duas vagas ao Senado. Ex-petista, Dr. Emerson foi um excelente vereador por Aracaju, mas, nas eleições passadas, abriu mão da reeleição para disputar a Prefeitura da capital, obtendo 9,01% dos votos.

Líder defendido

O PT estadual emitiu nota defendendo “a biografia do companheiro Francisco Gualberto” e condenando opiniões expressas contra ele “por alguns membros do PT”. O documento aproveita para propor a candidatura de Lula da Silva a presidente da República e do presidente estadual do partido, Rogério Carvalho, a um cargo majoritário. Então, tá!

Crise anunciada

O presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Clóvis Barbosa, voltou a criticar a recente fusão dos Fundos Previdenciários aprovada pela Assembleia. Em longo artigo intitulado “Ensaios sobre a Cegueira”, ele concluiu que a grana de um dos fundos usados para pagar aos aposentados se esgotará em um ano: “O que vai acontecer depois de os recursos do Funprev serem esgotados? De onde será retirado o dinheiro – já escasso – para pagar os beneficiários?”, questionada Clóvis.

Juntos e misturados

Veja o que publicou o jornal Estadão: “O PT negocia para apoiar a eleição para o governo do atual vice-governador, Belivaldo Chagas (PMDB). Em troca, terá uma das vagas ao Senado na chapa, para a qual deve indicar o ex-deputado federal Rogério Carvalho. “O Lula dá aval para essa aliança”, disse o deputado João Daniel (PT-SE). Segundo ele, aliança entre PT e PMDB no estado é antiga e não sofreu abalos após o impeachment, pois a maioria do PMDB sergipano não apoiou a saída de Dilma”. É vero!

Novo cidadão

Sergipe ganha hoje um filho ilustre, com a entrega do título de cidadania ao promotor de Justiça Henrique Ribeiro Cardoso. Nascido em Salvador, o homenageado se mudou para Aracaju em 1997, quando tomou posse no Ministério Público Estadual. De Autoria do deputado Gilmar Carvalho (sem partido) o Título será entregue em solenidade marcada para as 17h, no plenário da Assembleia Legislativa.

Tim-tim por tim-tim

A Justiça quer detalhes sobre o aluguel do prédio onde funcionava o Mistão pela Secretaria da Saúde de Sergipe. Em atendimento a ação movida contra a transação imobiliária, a juíza de direito Simone Fraga exigiu do secretário Almeida Lima explicações sobre o contrato de cinco anos e que garante ao dono do imóvel uma renda mensal de R$ 150 mil. Aguardemos, portanto!

Reconhecimento

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS) recebeu do Inmetro uma menção honrosa pelas metas e recordes de trabalho atingidos em 2017. A honraria foi entregue durante a Reunião Plenária da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, ocorrida em Natal. O convênio entre Inmetro e governo de Sergipe delegando ao ITPS a execução das atividades de metrologia no estado, completará 20 anos dezembro próximo. Legal!

Pulou fora

E o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), perdeu o apoio da tendência petista Articulação de Esquerda, liderada pela deputada estadual Ana Lúcia. O motivo do rompimento foi a aproximação de Nogueira com o deputado federal André Moura (PSC). Segundo o professor Joel Almeida (PT), o presidente Michel Temer (PMDB) só libera dinheiro “pra quem comer na mão de André Moura. E o comunista topou, abraçou e agradeceu”, atesta o petista. Misericórdia!

Povo de menos

A Prefeitura de São Cristóvão jura ter uma população de 91.152 pessoas e não 89.232 como prevê o IBGE. Por conta disso, apresentou um recurso para que o Instituto refaça as contas e devolva às estatísticas os moradores não contabilizados. “Mantidos os dados do IBGE, deixaremos de ter um acréscimo significativo na transferência do Fundo de Participação dos Municípios”, reclama no recurso a Procuradoria-Geral de São Cristóvão.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *