Leia o resumo dos jornais desta terça
18 de julho de 2017
Brasil exporta carne de cavalo para mercado europeu
18 de julho de 2017
Exibir tudo

Partido virou bodega

Diferente do que pensam alguns, o povo está certo quando acusa os partidos de aluguel de serem responsáveis, em grande parte, pela grave crise política instalada no Brasil. Na verdade, a população reage contra as vergonhosas bodegas em que se transformaram as dezenas de legendas. Existem 35 partidos devidamente registrados, enquanto outros 56 aguardam aprovação da Justiça Eleitoral. É por absurdos como este que os brasileiros cobram uma verdadeira reforma política visando sepultar as legendas que trocaram a ideologia pelas vergonhosas negociatas chamadas de coligações. Seus “donos” enxergam o eleitor como simples mercadoria, vendida abertamente nas campanhas eleitorais. Portanto, quem condena a reação popular aos atuais partidos-bodegas é inocente ou deseja que tudo continue como está para seguir se locupletando com o dinheiro público.

Samba atravessado

O governo de Sergipe é um verdadeiro samba de uma nota só. Quem pensa assim é o deputado federal Valadares Filho (PSB). Segundo o moço, o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) não passa “de um puxador geral da bajulação de um projeto falido”. Vavazinho não gostou de ouvir o peemedebista dizer que Sergipe “precisa de um gestor e não de um puxador de samba enredo”. Cruz credo!

Hora errada

A tendência petista Articulação de Esquerda acha um equívoco discutir agora sobre coligações políticas e pré-candidaturas para 2018. Na reunião plenária realizada ontem pelo PT sergipano, os integrantes daquela tendência deixaram claro que este tipo de debate enfraquece a luta de “organizar e ampliar a resistência aos avanços dos setores que querem fragilizar a democracia, retirar os direitos da classe trabalhadora e aniquilar o PT”. Desconjuro!

Defesa gratuita

Cezar Britto, ex-presidente nacional Ordem dos Advogados do Brasil, se ofereceu para defender pro bono as seis senadoras da oposição que foram alvo de denúncia no Conselho de Ética. O caso ficará parado até a volta do recesso parlamentar. O presidente do conselho, João Alberto Souza, terá que convocar o colegiado para analisar o caso. Esta informação é do jornal Estadão.

Pagando dívidas

Boa parte dos recursos das contas inativas do FGTS (36%) foi utilizada pela população para a quitação de dívidas. Por conta de liberação deste dinheiro verificou-se uma redução de 4,5% do uso do cheque especial; e uma queda do uso do cartão de crédito, de 15,7% em março para 5,7% em abril. O comércio varejista cresceu 1,7% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano anterior; e 2,4% em maio. E as vendas em supermercados aumentaram 6,3% na comparação com abril de 2016.

Mar de ressaca

A Capitania dos Porto de Sergipe alerta que o mar está de ressaca, com ondas de até 2,5 metros de altura. Iniciado na semana passada, o mau tempo deve permanecer até amanhã. A Marinha informa, ainda, que pode ser acionada pelo telefone (79) 3711-1646. Quem avisa, amigo é!

Pra chamar de seu

O Jornal do Dia publica hoje que o deputado federal André Moura (PSC) está negociando a compra de um jornal. Segundo o jornalista Gilvan Manoel, “a crise que afeta o setor parece não preocupar o deputado, que não tem qualquer experiência na área. As conversas estão bem adiantadas”. Marminino!

Rezoneamento

A Justiça eleitoral discorda dos que criticam o rezoneamento feito por ela. Alega que, além de gerar uma considerável economia de recursos, a medida cria um novo modelo eficaz de atendimento ao eleitor e corrigir as distorções no quantitativo em zonas eleitorais. Com a medida, cidades como Aracaju passarão a ter 80 mil eleitores por zona.

Votos perdidos

E o presidente do PSD, Gilberto Kassab, informou ao ainda presidente Michel Temer (PMDB) que o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) votará a favor da admissibilidade da denúncia contra ele. Além do sergipano, outros parlamentares pessedistas também votarão em plenário contra o inquilino do Palácio do Planalto. Misericórdia!

Pai coruja

Para o secretário da Saúde de Sergipe, Almeida Lima, a lei proibindo o nepotismo foi uma burrice do legislador. Ele lamenta ter exonerado o filho da pasta que comanda, pois o moço ocupava o cargo “graças à sua capacidade técnica”: E o paizão coruja se desmancha em elogios ao herdeiro: “Formado em direito, com pós-graduação feita em Brasília, ele é um profissional qualificado”. Então, tá!

Noite de autógrafos

Será lançado em Itabaiana, sexta-feira próxima, o livro “Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, a Medicina humanista e o seu ocaso”. Organizado por Paulo Augusto Menezes Santos e Rômulo de Oliveira Silva, o livro trata sobre a vida de um excelente médico e um ilustre sergipano. Nascido em Maruim e formado na Bahia, Pedro Garcia mudou-se para Itabaiana em 1949, onde morou até morrer, em 1990. A noite de autógrafos acontecerá, a partir das 19h, na Associação Atlética daquela cidade. Prestigie!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *