PT sergipano se prepara para as eleições de 2016
18 de outubro de 2015
Incra obtém imóvel para assentamento em Sergipe
18 de outubro de 2015
Exibir tudo

Parque dos falcões é o paraíso das aves de rapina

No Parque dos Falcões a maioria das aves vive em liberdade

Situado a 45 km de Aracaju, na Serra de Itabaiana (SE), o Parque dos Falcões é referência mundial nos cuidados, reprodução e reabilitação de aves de rapina, além de ser um dos poucos espaços autorizados pelo Ibama a criar essas espécies em cativeiro. Com o objetivo de proteger as aves de rapina, são criadas no instituto quase 300 espécies, como gaviões e corujas.

Além disso, o instituto realiza adestramentos das aves, que, sob comando de apitos e vocalizações específicas dos treinadores, simulam ataques a presas imaginárias, por exemplo. O instituto tem parceria com o Ibama, que envia para lá aves machucadas e apreendidas, para que sejam reabilitadas e se reproduzam, garantindo a preservação das espécies.

O fundador do Parque, José Percílio, possui uma relação de amor e carinho com as aves que cria e recupera: falcões, gaviões, carcarás e corujas. Esta “amizade” começou na década de 1980, quando ele encontrou uma ave carcará morta perto da sua casa, ficou sensibilizado com a situação e tentou reanimá-la. Depois, percebeu que havia um ovo dentro da barriga da ave.

Percílio retirou o ovo e, depois de 28 dias sendo chocado por uma galinha, nasceu Tito, seu primeiro grande amigo. Hoje, o carcará tem 27 anos e Percílio, que tem 34 anos, cuida de mais de 300 aves

Para chegar até lá de carro, há duas opções: BR 235 (distância de 63 km) ou SE 245 (distância de 77 km, passando pela cidade histórica de Laranjeiras). Para visitações, é necessário fazer agendamento pelo telefone.

Informações úteis

BR 235, km 42, Povoado Gandú II, Povoado Gandú II – SE

Telefone: (79) 9962-5457 / (79) 9885-2522 / (79) 9131-3496

Site: http://www.parquedosfalcoes.com.br

Horário: Diariamente, das 9:00 às 14:00.

Fone: Portal Melhores Destinos (Crédito/redescobrimento.com.br)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *