Maracujá do mato, nem doce, nem azedo, mas saboroso
9 de janeiro de 2016
Prefeitura alerta sobre barulho em festas particulares
10 de janeiro de 2016
Exibir tudo

Parceria garante capacitação de 420 produtores rurais

Diretores do Sebrae e secretária Marta Leão assinam contrato de parceria

Uma parceria entre o Sebrae em Sergipe e a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (SEIDH) irá garantir a capacitação de 420 produtores rurais em 14 municípios. O contrato para prestação dos serviços, que serão oferecidos nos próximos 18 meses, foi assinado na sede da secretaria por diretores do Sebrae e pela secretária Marta Leão.

Os trabalhos terão como foco a melhoria do processo de gestão de pequenos grupos de apicultores, piscicultores e agricultores que se dedicam ao plantio de produtos orgânicos, macaxeira e seus derivados. A oferta das capacitações surgiu a partir de um diagnóstico feito pela SEIDH junto aos produtores rurais.

“ Esse público foi contemplado por meio de dois editais de apoio a Arranjos Produtivos Locais de Baixa renda e de projetos de piscicultura e apicultura lançados pela secretaria. Durante a execução dos trabalhos percebemos que eles apresentavam uma carência em relação aos conhecimentos para gerir os seus negócios. Por conta disso decidimos contratar o Sebrae, que possui a expertise nesse tema”, explicou a secretária Marta Leão.

Programa No Campo

As capacitações que serão oferecidas fazem parte do programa No Campo, um conjunto de soluções educacionais compostas por palestras, oficinas, cursos, consultorias e kits educativos criados especificamente para os produtores rurais. Os conteúdos são divididos em cinco áreas temáticas: gestão, comercialização, empreendedorismo, associativismo e liderança.

“ A partir da próxima semana começaremos os trabalhos de visita aos grupos, mobilização e formação das turmas. A nossa proposta é que as oficinas sejam disponibilizadas até o final de fevereiro”, informou o superintendente do Sebrae em Sergipe, Emanoel Sobral.

Além da oferta dos cursos, o contrato também prevê a participação dos piscicultores no Congresso do Projeto AquiNordeste, um evento realizado pelas unidades do Sebrae na região com a proposta de apresentar novas técnicas para o setor aquícola e a troca de experiências entre integrantes da cadeia produtiva. O evento deverá ser realizado no mês de novembro em Fortaleza (CE).

Fonte e foto: Sebrae

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *