Vendas do varejo ficam estáveis em junho
9 de agosto de 2023
Super carros serão expostos em Aracaju
9 de agosto de 2023
Exibir tudo

Parceria da Petrobras com a Unigel reativará as Fafens

Em nota, A Unigel repudia quaisquer ataques à sua história

A Petrobras está explorando uma parceria estratégica com a Unigel para revitalizar suas operações de fertilizantes em fábricas arrendadas em Sergipe e na Bahia. O presidente da estatal, Jean Paul Prates, anunciou que essa colaboração também abrangerá a produção de hidrogênio verde, marcando o retorno da Petrobras ao setor de fertilizantes em meio à transição energética.

Segundo publica Marcelo Santos no portal Petrosolgas, diante das incertezas sobre o suprimento global de fertilizantes devido à redução das exportações provenientes da Ucrânia e Rússia, o segmento de fertilizantes tem se mostrado estratégico para a Petrobras. “A estatal busca, através dessa parceria com a Unigel, voltar a produzir fertilizantes de maneira atualizada e modernizada, contribuindo para a segurança e autonomia na cadeia de suprimentos”, escreve Santos.

As duas fábricas de fertilizantes, anteriormente administradas pela Petrobras, foram arrendadas à Unigel durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), por meio de contratos de 10 anos. No entanto, a produção nas duas unidades foi interrompida este ano após a Unigel alegar que a falta de flexibilidade nos contratos de gás tornava as operações economicamente inviáveis.

A Busca pela viabilidade

A Unigel, ao interromper a produção de fertilizantes nas unidades de Sergipe e Bahia, destacou a queda nos preços dos fertilizantes no mercado internacional como um fator que impactou as operações. A empresa também ressaltou que essa queda foi mais acentuada do que a retração dos preços do gás.

O acordo de parceria entre Petrobras e Unigel inclui não apenas a produção de fertilizantes, mas também a exploração da geração de hidrogênio verde. A produção de hidrogênio verde é um passo importante para a Petrobras, alinhando-se com as tendências da transição energética e promovendo uma abordagem mais sustentável.

BNDES quer financia o projeto

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) demonstrou interesse em financiar o projeto de parceria entre a Petrobras e a Unigel. Isso pode contribuir para impulsionar ainda mais a viabilidade e a realização das operações conjuntas, incluindo a produção de fertilizantes e a geração de hidrogênio verde.

Além da parceria com a Unigel, a Petrobras também tem planos para a retomada das operações na Araucária Nitrogenados (Ansa), uma unidade de fertilizantes nitrogenados no Paraná. A retomada da produção de ureia e Arla 32 é vista como uma estratégia comercial viável e alinhada aos planos de expansão da Petrobras.

Fonte: Site Petrosolgas

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *